04 março 2024

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO SOBRE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO PATRIMONIAL - O CASO DA ADDPCTV


Chamamos a atenção para um trabalho que acompanhámos enquanto estava a ser elaborado e que foi concluído em Janeiro p. passado: a dissertação de Mestrado de Ana Rita Santos Pereira intitulada: "Educação e Comunicação Patrimonial - o caso da Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras".





Trata-se de um trabalho académico que aborda "a importância das boas práticas de educação e comunicação patrimonial para o desenvolvimento da consciência histórica, patrimonial e cívica de uma comunidade, utilizando como caso de estudo a Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras" (citação do resumo, inserto na abertura deste estudo).

É gratificante para a Direcção da ADDPCTV que esta associação, que completa este ano 45 anos de existência, tenha sido objecto de estudo de uma jovem torriense que se interessa pelo Património histórico-cultural.
Pelo índice podemos confirmar a excelente organização do trabalho, que parte do conceito geral de "Educação Patrimonial" para o caso particular da associação torriense, procurando caracterizar a actuação desta em relação às boas práticas anteriormente definidas.
Uma reflexão que é de grande utilidade para os membros da ADDPCTV, pois que os interroga, critica e propõe melhoria de procedimentos.

Entretanto, damos as boas vindas à Ana Rita, que se inscreveu como associada da ADDPCTV. Contamos com ela para ajudar a cumprir a missão da nossa associação.

Ana Rita dos Santos Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário