AGENDA

Museu Machado de Castro, em Coimbra, finalmente aberto ao público. 
Ver aqui:


Lembramos que este Museu foi alvo de profundas obras de remodelação e vai passar a ser um dos melhores museus portugueses. Reabre dia 11 de Dezembro, deste ano de 2012.

* * * 


JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2012 EM TORRES VEDRAS

PASSEIO DA MEMÓRIA
29 Set – 16H00 – Museu Municipal,
com António Augusto Sales

Com o passar dos anos todos nós vamos recolhendo e colecionando memórias. Cada um de nós grava tudo, fotografa cada cena, armazena a informação que o meio nos vai fornecendo. Estas memórias ficam registadas nos mais diversos suportes com uma minúcia de detalhes, que nenhuma memória biológica fornece.
 António Augusto Sales é o autor de um livro que todos os torrienses merecem conhecer: Os Guardadores do Tempo. Publicado pela Câmara Municipal de Torres Vedras na Colecção Linhas de Torres, em 2007, é um repositório de memórias do século XX com incidência na vida cultural torriense, um livro repassado de afectos e emoções, onde se convocam pessoas e lugares que parecem renascer numa prosa assumidamente subjectiva e não raro tocada de ternura e alguma melancolia. Neste PASSEIO DA MEMÓRIA todos estamos convidados para um encontro com o autor que nos acompanhará pelo Centro Histórico e conversará sobre este livro belíssimo.

MEMÓRIAS EM PEDRA
30 Set – 16H00 - Visita guiada à Igreja de Nª Srª da Graça
com  J. Moedas Duarte

A Igreja da Graça é o maior templo da cidade de Torres Vedras. Faz parte do grande edifício do Convento onde hoje está o Museu Municipal. A imponência da sua nave única, realçada pela luz natural, é enriquecida pelos belíssimos retábulos dos seus altares e pelos pormenores históricos que o tempo foi acumulando. Caso da estatuária, azulejaria, telas e lápides sepulcrais, bem como os túmulos de S. Gonçalo de Lagos. É sobre as memórias tumulares que incidirá a visita que propomos, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2012, como se explica noutro texto desta página, PEDRAS QUE FALAM.

WORKSHOP DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO
               28, 29 e 30 Set | 9H30 - 13H00 / 14H00 – 17H30
sob a orientação de técnicos do Instituto de Artes e Ofícios da Universidade Autónoma, aberto ao público mediante marcação prévia, mínimo de 10 participantes.

O Instituto de Artes e Ofícios tem uma Escola aberta a todos os interessados na zona do Castelo, em Torres Vedras, onde ministra Cursos de Conservação e Restauro de peças do nosso Património. Com esta acção pretende sublinhar a importância da participação de todos na defesa e conservação das obras de Arte que fazem parte da nossa memória histórica, garantindo a sua preservação para o futuro.


DIA DE VINDIMA TRADICIONAL
          28 Set | 9H00 – 17H00 – Quinta do Casal do Castelão
Destinatários: alunos dos 3º e 4º anos do 1º ciclo

A atividade proposta permitirá aos jovens participantes a experimentação da vindima tradicional com a apanha e pisa da uva no lagar.










Exposição "O Convento da Graça e os Eremitas de Santo Agostinho - Oito Séculos de História"

27 Outubro 2011| Inauguração 20h00
Local | Museu Municipal Leonel Trindade [Convento de N. S. Graça - Torres Vedras]

O Museu Municipal Leonel Trindade pretende com esta exposição apresentar a história do Convento da Graça, ou Convento de Nossa Senhora da Graça da Ordem dos Agostinhos Calçados de Torres Vedras, como era designado aquando da sua fundação, e contar um pouco da história dos seus fundadores - os Eremitas de Santo Agostinho.

A mostra está dividida em três núcleos temáticos:
Núcleo 1: A Ordem de Santo Agostinho em Torres Vedras
Núcleo 2: A História do Convento - da Idade Média ao século XXI
Núcleo 3: A Arquitectura do Convento da Graça e sua componente artística

Sem comentários:

Enviar um comentário