ARQUIVO / IMPRENSA


7. Reportagem no BADALADAS de 20 Maio 2011



6. Reportagem do BADALADAS de 24 de Dezembro de 2010:




5. RUBRICA "PATRIMÓNIOS" NO BADALADAS - 30 DEZ 2010

Artigo de Rui Matoso




Clicar para aumentar.
O artigo poder ser lido em texto na "Página Inicial"

««»»««»»««»»««»»««»»««»»««»»««»»

4. 



Clicar para aumentar

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

3.


Notícia de primeira página no Badaladas em 30 / 03 / 2007:

CHAFARIZ VAI SER RECUPERADO

Nuno de Almeida

O Chafariz dos Canos, um dos ex--libris da cidade de Torres Vedras, vai sofrer obras de recuperação, estando o projecto em fase de elaboração para ser brevemente apresentado publicamente. O anúncio foi feito pela vereadora da Cultura, Ana Umbelino, no final da trilogia de jantares "Sopas de Pedra" que tiveram lugar no claustro do convento da Graça e na sala de conferências do Gabi­nete de Apoio Técnico, e nos quais foram abordados três temas sempre em redor da água e da importância desta na vida da co­munidade torriense. A autarca aproveitou ainda a ocasião para dizer que as "Sopas de Pedra" têm "Os Conventos" como próxi­mo tema. A iniciativa destes se­rões teve como principal objectivo a investigação, formação, informa­ção e conhecimento sobre a his­tória e identidades locais, bem como a valorização do património edificado torriense.
O desafio foi bem aceite pela comunidade que respondeu cm crescendo, culminando o último jantar com uma plateia a rondar uma centena de pessoas. Refira--se que na passada sexta-feira marcaram presença um conjunto de aluno da Escola Secundária Henriques Nogueira.
O orador da noite foi Carlos Guardado da Silva, responsável pelo Arquivo Municipal, que, par­tindo do Chafariz dos Canos, fez um périplo por todo o sistema de abastecimento de água á então vila de Torres Vedras.
O referido sistema era compos­to por um conjunto de chafarizes, fontes, poços e pelo aqueduto que conduzia a água aos pontos de abastecimento público. A primeira referência encontrada por Carlos Guardado acerca do Chafariz dos Canos remonta a 1322, mas o in­vestigador acredita que a sua cons­trução seja anterior. Ao longo da história muitas foram as peripécias em torno do chafariz e do aque­duto que muitas vezes se encon­trava inoperacional, privando os torrienses de água potável e obri­gando a grandes esforços humanos e materiais para a sua recuperação, chegando inclusivamente a ser so­licitado o apoio real para custear as despesas. Também desde muito cedo as construções em redor do Chafariz dos Canos foram uma preocupação, pois algumas delas colocaram, inclusivamente, o fonta­nário em risco.
Quem fizer uma visita ao Cha­fariz dos Canos constata que ao longo dos tempos foram efectua­das diversas obras de recupera­ção e beneficiação, normalmente assinaladas com uma lápide onde está inscrita a data e o nome de quem as ordenou. José Pedro So­breiro, da Associação para a De­fesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras, no pe­ríodo destinado as intervenções do público lançou o desafio de se­rem realizadas obras de recuperação do monumento, dando azo à colocação de uma nova placa,
A resposta acabou por chegar pouco depois pela voz da verea­dora Ana Umbelino, que garantiu que o projecto que está em elabo­ração será discutido publicamente. | Jornal BADALADAS, 30 / 03 / 2007

--------------------------------------------------------------------------------------------------


2.

PP do Centro Histórico de Torres foi aprovado pela maioria

O Plano de Pormenor (PP) de Reabilitação do Centro Histórico foi finalmente aprovado pelo executivo municipal, no passado dia 18. Trata-se, no fundo, de uma actualização ao documento após 10 anos de vigência.
O PSD optou por abster-se da votação, argumentando que o partido terá oportunidade de expressar a sua posição em sede de Assembleia Municipal, onde o referido plano será discutido e votado futuramente.
Todavia, por sugestão do presidente da autarquia, também ficou aprovado que o pe­ríodo de entrada em vigor, após a publicação em Diário da República, fosse encurtado para cinco dias em vez dos 30 estabelecidos. | Jornal BADALADAS, 26 / 02 / 2010

----------------------------------------------------------------------------------------------------

1.

Em 2 de Junho de 2006 o semanário BADALADAS, de Torres Vedras, trazia na primeira página, em grande destaque, uma foto do Chafariz dos Canos com o título “Chafariz perto da ruína”.
Na pág. 3 vinha o seguinte artigo de Ana Alcântara:


CAMPANHA A FAVOR DO CHAFARIZ DOS CANOS

 Ana Alcântara

Está agendada para o próximo dia to a primeira de uma série de visi­tas que a Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultu­ral de Torres Vedras (ADDPCTV) irá realizar este mês e nos meses se­guintes, até Novembro. Esta asso­ciação torriense perfaz, em 2006, 27 anos de existência e tem como missão e objectivos essenciais di­vulgar e defender o património cultural do concelho. Desta feita, a título gratuito, irá iniciar visitas guiadas ao centro histórico de Tor­res Vedras nos segundos e quartos sábados de cada mês, pelas 10 horas da manhã. Os interessados podem inscrever-se no Posto de Turismo da cidade até à quinta-feira anterior.
A iniciativa foi anunciada no passado dia 25 de Maio, numa conferência de imprensa realizada junto ao Chafariz dos Canos.
A direcção da ADDPCTV quis alertar, através da comunicação so­cial local, para o grave risco que corre aquele monumento nacional de se tornar numa ruína irreversí­vel, se não for recuperado rapida­mente. Considerando o Chafariz dos Canos o ex-líbris da cidade, os defensores do património torriense vão lançar uma campanha pela sua recuperação, pois "a incúria dos homens e a acção do tempo estão a degradar, de forma alarmante, toda a estrutura do monumento".

Para José Pedro Sobreiro, presi­dente da ADDPCTV, a associação irá sensibilizar as entidades com­petentes, nomeadamente o IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico), a Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacio­nais e a Câmara Municipal, para que adoptem esta prioridade como sua.
Para além de ser um monumen­to nacional, o Chafariz dos Canos é um edifício da arquitectura civil gó­tica, de características únicas em todo o país, havendo apenas outro com algumas semelhanças, o da Fonte das Figueiras, em Santarém, com uma localização de difícil aces­so e de estrutura arquitectónica menos expressiva. O de Torres Vedras, contrariamente, localiza-se no centro histórico, em zona de grande circulação. Para a ADDPCTV representa "a verdadeira memória de um tempo em que a água era de difícil distribuição e chegava aos moradores e viajantes através de fontes monumentais".
José Pedro Sobreiro considera o monumento "um hino à impor­tância da água como recurso indispensável à vida humana e que hoje está de novo no centro das atenções. Mais de vinte gerações de torrienses, ao longo de sete­centos anos, viram e usaram esta obra pública. Mas o tempo e a in­cúria dos homens está a arruiná--la".
Os defensores do património apontaram alguns sinais que evi­denciam o desgaste e exigem uma intervenção rápida e eficaz, sob pena dos danos se tornarem irre­versíveis a curto prazo.
A ADDPCTV aponta também o dedo ao enquadramento urbanís­tico à volta do Chafariz dos Canos, entendendo que o mesmo tem vin­do a degradar-se nestas últimas décadas.
"Perderam-se várias oportuni­dades para alterar este rumo, a última das quais a construção de um prédio moderno fronteiro ao monumento. Não podemos contem­porizar mais. Temos todos a res­ponsabilidade de legar em boas condições às gerações futuras o que recebemos das gerações que nos precederam", defende a direc­ção da ADDPCTV. | Jornal BADALADAS, 02 / 06 / 2006