15 fevereiro 2019

PATRIMÓNIOS NO JORNAL "BADALADAS" - 1



Em 4 de Janeiro iniciámos nova série da rubrica PATRIMÓNIOS no semanário torriense BADALADAS.




CONTINUAR

Desde 2010, a Associação do Património de Torres Vedras mantém este espaço no
BADALADAS, com uma regularidade pendular de três em três semanas.
Passou por várias fases, cada uma delas organizada em torno de um tema central. Abordaram-se questões relacionadas com o Centro Histórico torriense, uma preocupão constante da nossa parte: razões do seu progressivo despovoamento, descaracterização, atentados urbanísticos, crise do comércio tradicional, hiteses de revitalizão. Depois, deu-se lugar às memórias de quem viveu no Centro Histórico, testemunhos vividos e relatados pelos próprios, numa revisitação de lugares e pessoas. Por último, de Agosto de 2016 a Novembro de 2018, o tema foi “Torrienses
na Grande Guerra 1914 -1918” – um total de 40 crónicas, publicadas em livro na passada semana.
Novo ciclo se perfila. Era nossa intenção iniciar, desde já, a abordagem centrada no espaço concelhio exterior à cidade – as nossas vilas e aldeias. Contudo, razões de ordem prática aconselham a adiar o projecto por uns meses.
Mas o PATRINIOS, como presença nestas ginas, vai continuar. Há sempre temas a tratar, acontecimentos a sublinhar, sugestões a fazer, opiniões a divulgar.





VALORIZAÇÃO DO CASTRO DO ZAMBUJAL

O castro é uma das jóias da coroa do nosso Património edificado. Há muito que se exigia uma intervenção de fundo, que o protegesse e valorizasse.
A Associação do Património contribuiu com estudos, ideias e sugestões, por isso as obras que agora se concluíram eram aguardadas por nós com grande expectativa. No essencial, ela não foi defraudada e, com isso, muito nos congratulamos. Mas o trabalho não está concluído, evidentemente. Por ora, consideramos que é de relevar o trabalho feito: consolidação das estruturas pétreas, passadiços de madeira, painéis informativos, limpeza do casal saloio, arrumação das muitas pedras que por ali andavam espalhadas, constrão de pequeno edifício com sanitários e primeira fase do alargamento e pavimentação do parque de estacionamento. Aguardamos, agora, a fase seguinte: crião de um Centro Interpretativo, construção de uma plataforma elevada, para observação que possibilite visitas seguras e impeça a deambulação de visitantes sobre a parte mais significativa do monumento e continuação das escavações. Como é próprio das estões arqueológicas, há ainda muito a procurar, investigar, estudar.

PUBLICAÇÕES

Esta Associação tem vindo a fazer um esforço considerável na edição de textos de divulgação
do nosso Património. Recordamos aos nossos leitores que há um ano foi publicado o livro sobre a Casa Hilito e, na passada semana, o nº 1 dos CADERNOS DO PATRINIO.
Adquirir estes livros é uma forma de apoiar o trabalho da Associação e, ao mesmo tempo, de
divulgar o nosso Património Cultural.

(À venda na Papelaria União e na Gráfica Torreana)







Sem comentários:

Enviar um comentário