15 dezembro 2018

CADERNOS DO PATRIMÓNIO






CADERNOS DO PATRIMÓNIO, UMA INICIATIVA EDITORIAL
  
«Cadernos do Património» é uma colecção agora lançada pela Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras com o objectivo de investigar e dar a conhecer aspectos da história local, de pugnar pelos valores próprios que modelam e caracterizam o património do concelho de Torres Vedras, isto é, dos seus vestígios materiais e imateriais.
Desde a fundação, em Março de 1979, a Associação do Património de Torres Vedras tem desenvolvido múltiplas acções, e em diferentes domínios, tendo sempre como escopo a defesa intransigente do território, no que respeita à preservação da sua história física e social. E essa história diz respeito ao património construído, mas também à salvaguarda da memória colectiva envolvendo um amplo diálogo com as diversas disciplinas, desde a arquitectura e o urbanismo, passando pela história da arte e pela sociologia, até à decisão política. Numa atenção vigilante a esse jogo de perspectivas.
Ora, a maior eficácia para a defesa de um património passa necessariamente por torná-lo público. Assim, a edição física, e actualmente a edição electrónica, aparecem como instrumentos indispensáveis a tal divulgação. É o que tem acontecido ao longo dos seus quarenta anos de existência e ultimamente com a presença permanente na Net através de vários Blogues.
«Cadernos do Património», enquanto iniciativa de natureza editorial, insere-se neste contexto, encontrando-se aberta à participação em geral. Irá abranger, por um lado, áreas como a biografia de personalidades reconhecidas, a história de empresas e de associações, ou ainda outros temas de âmbito local.  Por outro, trabalhos de autor, desde que se enquadrem na temática do património nas suas diversas expressões e linguagens.

.........................................................................................................................

A sessão de lançamento foi largamente participada. O BADALADAS publicou reportagem:



 A obra agora publicada pode ser adquirida na Gráfica Torreana e na Papelaria UNIÃO, em Torres Vedras.





Sem comentários:

Enviar um comentário