05 dezembro 2010

DIREITO DE RESPOSTA


(Clicar para aumentar)


O Sr. Nuno Gonçalves ficou desapontado com a nossa opinião sobre a reconstrução do seu prédio da Rua Dias Neiva ( ver post de 4 Novembro 2010). Está no seu direito, que respeitamos, inserindo aqui o texto que fez publicar no jornal BADALADAS no passado dia 3 de Dezembro:

Brincar às casinhas
Nuno Gonçalves
E esta hem; andava eu todo inchado com os inúmeros elogios recebidos pela obra feita e eis que um ilustre senhor da Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural (ADDPC) da nossa cidade vem, com honras de jornal, que outros também inseridos na mesma zona histórica, talvez por esquecimento não mereceram, clamar que eu fiz borrada: alterei profundamente os elementos arquitetónicos(?) aumentei a cércea, não reconstrui a trapeira e inventei as chaminés algarvias.
Em suma, devia ter deixado tudo como estava para respeitar a morfologia e tipo­logia dos edifícios contíguos, para daqui a uns anos, digo eu, se transformar aquela zona no parque automóvel do chafariz dos Canos.
Desconhece aquele senhor que, não fora alguma condescendência, reconheço, das entidades responsáveis e a demolição do edifício com paredes de 90 cms de espessura, não teria sido possível criar, em área tão reduzida, as condições mínimas de habitabi­lidade não sonhadas há 200 anos.
Bem apoiado por um arquitecto, que muito prezo, e por uma equipa de pedreiros e carpinteiros competentíssimos, recuperei, com muito prazer e carinho e não a brincar, um imóvel muito degradado, obra de que gosto muito e que tem merecido os maiores aplausos de quem por ali passa.
O ilustre membro da ADDPC não gosta, paciência, deixa de passar naquela rua, tem felizmente muitas alternativas. Enfim, recordando uma frase do meu tio: difícil ser prior de semelhante freguesia".
Enquanto uns se empenham em repovoar a nossa abandonada e degradada zona histórica, outros entretêem-se, com preciosismos líricos, em fazer precisamente o con­trário.
Feitios...


 Não queremos polemizar com o Sr. Nuno. No entanto é natural que o seu texto nos suscite mais algumas reflexões. O Centro Histórico de Torres Vedras não é uma questão de fácil abordagem, bem sabemos. Já alguém disse que gerir Património Histórico é gerir conflitos...

1 comentário:

  1. ..pois. de facto é assunto dos demónios(conflitos) tocar nestes assuntos do património. em Pt é mesmo assim.
    não passámos da I Média...

    ResponderEliminar