07 dezembro 2010

COMÉRCIO TRADICIONAL NOS CENTROS HISTÓRICOS



Uma das preocupações da Associação de Defesa do Património é a decadência do comércio tradicional no Centro Histórico de Torres Vedras. Todos os dias fecham lojas. Em contrapartida o Shopping Arena está sempre cheio de gente - embora não haja muitos compradores...

Hoje o jornal PÚBLICO traz uma abordagem interessante sobre o problema do comércio tradicional em Lisboa e possíveis formas de o revitalizar. Vale a pena ler. AQUI.


No entanto, há que ver o chamado " Contraditório", para abarcar a totalidade do problema.
Como se vê no seguinte comentário, encontrado num blogue que abordou este assunto.


( Micael Sousa, blogue A BUSCA DA SABEDORIA):


Esta defesa do comercio tradicional que passa pelo encerramento dos hipermercados, mais do que defender o próprio comercio tradicional afecta sim os consumidores.



Hoje em dia cada vez mais pessoas, tendo em conta as mutações e alterações sociais, somente podem fazer as suas compras ao domingo. Que eu saiba, o comercio tradicional não abre ao domingo e até horas mais tardias. Assim quem fica prejudicado é o cidadão. Aliás, esta proibição, como todos temos assistido tem beneficiado os supermercados que seguramente não são comercio tradicional. Basta ver como se espalharam e cresceram como cogumelos por todo o país e como se enchem com cidadãos que fazem as suas compras aos domingos.


O Estado tem o dever de atender às necessidades dos seus cidadãos e não a interesses corporativos ou sectoriais. Mesmo que isso possa prejudicar o comercio tradicional o interesse e bem comum está em primeira plano.


Há que recorda que aquilo que hoje é comercio tradicional, no passado, já foi comercio de vanguarda.


Muitos comerciantes já estão a optar por ter as lojas abertas aos fins-de-semana. É uma saída pois poderão ter folga durante a semana. A velha história de que os fins-de-semana são necessários para a família já não colhe na sociedade de hoje, tudo se alterou e não se pode passar a vida a chorar sobre o leite entornado...

J. Moedas Duarte

3 comentários:

  1. Queria antes de mais apreciar a maior visibilidade que este blog vem dar à actividade da Associação de Defesa do Património que assim ganha um novo ímpeto. Gostaria ainda de salientar a importância do tema que colocaram à discussão para a sobrevivência e desenvolvimento sustentável dos centros históricos. Deste modo deixava o meu contributo através do posto no meu blog http://maisvaletardedoquenunca.blogspot.com/2010/12/comercio-tradicional.html

    ResponderEliminar
  2. Informamos que os Escoteiros de Torres Vedras em colaboração com a ACIRO, nos dois primeiros Sábados de Dezembro levam a cabo uma acção de dinamização das ruas do centro da cidade de Torres Vedras, distribuindo balões promovendo o comércio tradicional.

    ResponderEliminar
  3. Registamos com muito agrado os comentários de leitores que por aqui passaram. Este espaço deve ser cada vez mais um lugar de encontro e debate.
    A Associação do Património vai fazer mais sobre este assunto, esperamos...

    ResponderEliminar