23 outubro 2010

A NOSSA PARTICIPAÇÃO NO FORUM "TORRES AO CENTRO"


O FORUM DAS ASSOCIAÇÕES CULTURAIS apostou na recuperação destes velhos edifícios,onde era a sede da Sociedade Recrativa Operária, ao cimo da Calçada do Quebra-Costas, em pleno Centro Hstórico . Essa recuperação foi integrada no Projecto Torres ao Centro, beneficiando de Fundos da União Europeia.





22 Outubro 21H-23H
Edifício Paços do Concelho

1º FÓRUM DE PARTICIPAÇÃO PÚBLICA DO TORRES AO CENTRO

Este 1º fórum de participação pública insere-se no programa de acção Torres ao Centro - Regeneração Urbana do Centro Histórico de Torres Vedras e assume dois grandes objectivos:

 Esclarecer a comunidade local, nomeadamente os moradores e os comerciantes, tendo em vista o reforço da aceitação do público perante as acções previstas; e dar visibilidade ao programa de acção.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Participámos hoje neste Forum e seguimos atentamente os seus trabalhos. A sala estava quase cheia, bom sinal, tanto mais que cerca de dois terços eram pessoas ligadas ao Centro Histórico por habitação ou comércio e serviços. Os pormenores deste projecto de regeneração urbana podem ser vistos no site da Câmara Municipal, como já referimos noutra edição.
A Associação de Defesa do Património de Torres Vedras faz parte do FORUM DAS ASSOCIAÇÕES CULTURAIS, o qual, por sua vez, é um dos Parceiros do projecto.

Pusemos, oralmente e por escrito, a seguinte questão/preocupação:

" Os espaços públicos dos centros antigos resultam da sedimentação da presença humana ao longo do tempo histórico, e vão-se construindo, degradando, reconstruindo, modificando, etc, ao longo de gerações e gerações.
A nossa preocupação é que as intervenções previstas nestes projectos descaracterizem significativamente os espaços antigos, pois são imediatas no tempo e voluntaristas no afã de "requalificar".Não é por acaso que elas se repetem, no estilo, um pouco por todo o país, com o predomínio do desenho geométrico dos arruamentos, dos alinhamentos, do mobiliário urbano, a escolha de materiais vistosos mas rapidamente degradáveis nos pavimentos, o predomínio de um esteticismo que se torna cansativo, em tudo contrário à riqueza e diversidade das formas que se foram acumulando ao longo do tempo. Como pensam os responsáveis destes projectos obviar a estes perigos?"

Esperamos a resposta por escrito - como nos foi prometido - a esta questão.

Sem comentários:

Enviar um comentário