24 setembro 2017

O PATRIMÓNIO HUMILDE - MONTE REDONDO


Nem só de mosteiros de Alcobaça, Batalha ou Jerónimos se faz o nosso Património. Um pouco por todo o lado há pequenos e humildes espécimes do nosso Património que nos encantam e merecem a nossa atenção e desvelo.
Em Monte Redondo (concelho de Torres Vedras), encontrámos exemplos disso.





Na sua aparente insignificância, estas peças são muito curiosas. Trata-se de "telha Marselha", cujo molde se conserva ao lado de um exemplar da telha, e que era fabricada numa pequena indústria cerâmica, há muito desactivada.
Sabemos que no concelho de Torres Vedras, nos anos 30 a 80 do séc. XX, existiram muitas destas unidades fabris, de diversa dimensão. Estamos empenhados em fazer o seu inventário e este exemplar, guardado na velha adega de D. Helena Cunha, foi uma interessante descoberta.

Aliás, a adega tem outros pormenores que merecem atenção:






                                    Entrada para o forno de cozedura das telhas.


Já que falamos de Monte Redondo, podemos observar uma curiosa fonte coberta que é identificada nas placas de sinalização com a errónea designação de "fonte romana".





Trata-se de uma pequena construção que protege a fonte. A parte inferior, de planta quadrangular, tem dois arcos. Inicialmente seriam aberturas para o interior e mais tarde foram entaipados ?
Num deles terá sido colocado o postigo de acesso ao interior.
Observando melhor, depreende-se que o piso inicial era mais baixo pelo que a construção teria um pé direito mais elevado e os arcos constituiriam pontos de acesso ao fontanário que, provavelmente era aberto nas faces dos arcos. O coruchéu em forma de pirâmide seria a abóbada da construção.
De que época seria a construção inicial? Parece-nos fantasioso atribui-la à época romana (Séc. II a. C. a II d.C). Alvitramos, pela tipologia da construção, que poderá ser do séc. XVI.
Esta é uma hipótese de leitura deste pequeno e singular monumento à água que necessitaria do exame atento de um arqueólogo.



Sem comentários:

Enviar um comentário