A Igreja de S. Pedro foi reaberta ao público depois de quatro meses de encerramento para obras.
Tal como nos diz o BADALADAS (semanário de Torres Vedras) desta semana, tratou-se de restaurar as pinturas do tecto da capela-mor, limpar a talha dourada do retábulo do altar-mor e reparar o retábulo do altar da Santíssima Trindade. Estes trabalhos estiveram a cargo do Instituto de Artes e Ofícios da Universidade Autónoma de Lisboa.
Os tectos estavam muito danificados e as pinturas mais antigas, feitas numa campanha de obras no séc. XIX, haviam sido recobertas por estuques e repinturas ocasionais, possivelmente para reparar fendas.
Agora foi possível limpar tais acrescentos e trazer à luz do dia o que Mestre Peres havia feito em 1887 e que deixara assinalado com a sua assinatura -que também estava tapada.
Os pormenores mostram-nos símbolos da Eucaristia em fundo branco, na zona mais próxima do retábulo, e o cordeiro pascal entre desenhos de grotescos, na zona intermédia para a nave central.
De notar que este pintor era torriense e deixou obra feita noutros lugares, nomeadamente retratos a óleo de antigos Provedores da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras - que se encontram na Sala do Despacho desta instituição, ao lado da Igreja da Misericórdia - e um conjunto de frescos numa sala da vivenda da família de Joaquim Alberto Mota, em Santa Cruz, representando aquela aldeia nos finais do séc. XIX.
Por curiosidade: o pintor, a quem chamavam "Mestre Peres", era avô de uma senhora que vive em Torres Vedras e que completou recentemente 100 anos de vida, a Dona Piedade Peres Sobreiro.
Por curiosidade: o pintor, a quem chamavam "Mestre Peres", era avô de uma senhora que vive em Torres Vedras e que completou recentemente 100 anos de vida, a Dona Piedade Peres Sobreiro.
Vejamos algumas fotos que fizemos há dois dias numa visita à Igreja. Ali apreciámos a obra agora feita e confirmámos a necessidade de a continuar nos restantes altares em que a talha dourada está enegrecida e no belo órgão, que há muito emudeceu.
NOTA:
Os cortinados brancos que se vêem nas paredes tapam os espaços onde estavam quatro telas representando os quatro doutores da Igreja os quais se encontram em restauro.
Em breve colocaremos aqui mais alguns dados curiosos sobre anteriores campanhas de obras nesta Igreja.
RETÁBULO DA SANTÍSSIMA TRINDADE
Sem comentários:
Enviar um comentário