17 julho 2013

RECORDAR LEONEL TRINDADE





Hoje é dia do seu aniversário: nasceu  em 16 de Julho de 1903 - há 110 anos - e faleceu em 4 de Janeiro de 1992.

Marcou a arqueologia pré-histórica portuguesa pelas inúmeras jazidas que descobriu e investigou. As mais conhecidas são o Castro Eneolítico do Zambujal, (ver AQUI também) a cerca de 3 km da cidade de Torres Vedras, e o Tholos de Paimogo. Mas há muitas mais, como a necrópole do Cabeço da Arruda, a Cova da Moura ou o povoado eneolítico do Penedo. 








Em 1999 a Cooperativa de Comunicação e Cultura de Torres Vedras, com o apoio do Governo Civil de Lisboa e da Câmara Municipal de Torres Vedras, publicou a biografia de Leonel Trindade, da autoria de Cecília Travanca: Reconhecer Leonel Trindade. É um documento precioso para o conhecimento da figura e da obra deste ilustre torriense. 





Foto do livro RECONHECER LEONEL TRINDADE

Neste espaço, situado nas antigas instalações do Museu Municipal, na R. Serpa Pinto - hoje ocupado por instalações da Misericórdia -  passava Leonel Trindade muitas horas a estudar e a reconstruir peças de cerâmica a partir de fragmentos encontrados nas escavações.
As novas gerações de professores de História de Torres Vedras iam ali falar com ele para aprenderem um pouco do muito que ele sabia.

Sem comentários:

Enviar um comentário