12 setembro 2010

UMA DAS NOSSAS PRÓXIMAS ACTIVIDADES


Janela do Convento do Varatojo (Foto Méon)

Em parceria com a Associação de Marchas e Passeios do Concelho de Torres Vedras, a ADDPCTV participa no passeio pedestre de 26 de Setembro de 2010, com a visita a dois Monumentos Nacionais deste concelho, actividade integrada nas Jornadas Europeias do Património.
Partida e chegada junto da Portaria do Convento do Varatojo. Percurso com cerca de 10 km.
Apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras.

CONVENTO DO VARATOJO
Mandado edificar pelo rei D. Afonso V, no século XV, é um edifício compósito, resultante de sucessivas épocas de construção. Destacam-se o portal gótico, o claustro quatrocentista, o portal manuelino do panteão dos alcaides de Torres Vedras, a igreja com azulejos e talha dourada, entre muitos outros motivos de interesse. Ainda hoje é morada de frades franciscanos. Monumento Nacional desde 1910.


CASTRO DO ZAMBUJAL
Situado a cerca de 3 km a SO de Torres Vedras “ e identificado pelo investigador torriense Leonel Trindade em 1938, este castro constitui um dos mais complexos povoados fortificados pré-históricos existentes na Península Ibérica” (IGESPAR). Depois de várias campanhas de escavação, foram postas a descoberto várias estruturas defensivas e foi recolhido vasto espólio arqueológico, atestando a existência de uma povoação da época calcolítica (início da idade do bronze), cerca de 2500 a.C. Monumento Nacional desde 1946.
...........................................................................

Qualquer pessoa pode participar.

Hora e local da concentração: 09H00, 26 Setembro (Domingo), no largo da Portaria do Convento do Varatojo.


1 comentário:

  1. Muito interessante! gostaria muito de participar...nunca se sabe quando apareço.

    ResponderEliminar