30 setembro 2020

PÁGINA "PATRIMÓNIOS" | 25 SETEMBRO 2020 | TODOS OS ANOS EM SETEMBRO

 

PATRIMÓNIOS  | 25 SETEMBRO 2020

 


TODOS OS ANOS EM SETEMBRO

 


                    

A Associação do Património de Torres Vedras participa, há uns bons anos, nas Jornadas Europeias do Património que se realizam sempre em Setembro. Este ano decorrerão nos dias 25, 26 e 27. Cabe à Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) coordenar as iniciativas que se organizam por todo o país. O tema deste ano é “Património e Educação”. A página web da DGPC explica: “Pretende-se com este tema sensibilizar para o papel do património na educação e para o papel da educação no património, para a riqueza e para a complexidade desta relação – na literatura, nas artes, nos monumentos, na dança, no teatro, na paisagem, nos jogos, nos museus, na fotografia, nos sítios arqueológicos ou na música, entre muitos outros”.

Infelizmente, as condições restritivas impostas pela pandemia da Covid–19 condicionaram a nossa participação nas Jornadas deste ano. Bem gostaríamos de organizar um acontecimento público como em anos anteriores – caminhada temática, ou visita guiada, ou colóquio / conferência ou o que quer que a criatividade e as circunstâncias permitissem. Não foi possível e por isso não constamos da lista nacional de iniciativas. Mas estamos presentes. Esta página PATRIMÓNIOS, que vimos publicando todos os meses no Badaladas, é, afinal, a forma de participação mais adequada ao tema “Património e Educação”. Quando aqui abordamos o nosso Património local, fazemo-lo com intuitos educativos, na perspectiva da Educação para todas as idades. Inspirando-nos no Latim de origem, a palavra “educar” aponta para um movimento (educere) para fora. É isso que o nosso Património nos pede: olhar para além de nós e entender o valor dos vestígios do passado.

Vem a propósito contar o que se passou há uns anos numa paróquia do nosso concelho. As pessoas encarregadas da limpeza do cartório paroquial depararam-se com uns livros antigos, cheios de pó, quase ilegíveis, a cheirar a mofo. Juntaram-nos ao lixo das varreduras e, no fim do dia, fizeram uma fogueira no pátio. Salvaram-se alguns que pareciam mais conservados. Alguém avisado deu conta disto e perguntou às diligentes encarregadas da limpeza o que tinha acontecido. “Eram papéis velhos, sem préstimo” – foi a resposta inocente.

Afinal, o que tinha desaparecido irremediavelmente eram registos cartoriais de enorme valor documental: baptizados, óbitos, actas de confrarias, livros de visitações, despesas de obras, etc. Livros seculares que uma leitura paleográfica competente desvendaria, trazendo até nós pedaços de vidas passadas e informações preciosas sobre a História Local. Assim desapareceram parcelas únicas da memória social que nos ajudariam a entender melhor o presente em que vivemos.

Este não foi caso único. Por esse país fora, quantos aconteceram! Felizmente há pessoas esclarecidas que entendem o valor patrimonial da documentação antiga e os exemplos de salvaguarda talvez compensem as perdas. Zeladores cuidadosos guardam carinhosamente a documentação histórica ou encaminham-na para os arquivos nacionais. Nas mãos de investigadores preparados, esses velhos papéis falam com eloquência do passado das comunidades humanas.

Um dos lemas da Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras é este: “Conhecer para melhor preservar”. Nada do que é o nosso Património nos pode ser estranho ou inútil, tem sempre algo a dar-nos, por insignificante que pareça. Aquelas pessoas não agiram por mal mas por ignorância. Ajudá-las a conhecer é um dos objectivos destas Jornadas Europeias do Património.

 

…………………………………………..

PATRIMÓNIO: ENCONTRO DO PASSADO COM O FUTURO

 

Há quem menospreze as preocupações com a preservação do Património Cultural com o argumento de que o passado está morto e devemos dar primazia ao presente e ao futuro. Leia-se o que, a este propósito nos diz Guilherme d’Oliveira Martins numa obra que recomendamos vivamente, Património, herança e memória – a cultura como criação (Ed. Gradiva, Lisboa, 2009, p. 14):

«Tradição significa transmissão, dádiva, entrega, gratuitidade. Modernidade representa o que em cada momento acrescentamos à herança recebida, como factor de liberdade e de emancipação, de autonomia e de criação. A novidade resulta sempre desse diálogo entre o que recebemos e o que criamos. E a cultura situa-se nesse ponto de encontro e de saída – não em confronto com a natureza, mas complementarmente a ela. As casas, os lugares, as regiões, os povos, as nações, têm um espírito, sempre feito de diferenças e de interdependência.

Temos, por isso, de entender o “espírito dos lugares” e de transformar essa compreensão num modo de nos enriquecermos culturalmente a partir do diálogo entre o que recebemos dos nossos antepassados, correspondente ao Património material e imaterial, e o que criamos de novo, a contemporaneidade – que nos insere na História, onde tudo se transforma».

                             

      A memória do passado é um alicerce do futuro (Igreja da Graça, foto Moedas Duarte)

                    

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO

«As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada País elabora anualmente um programa de actividades a nível nacional, a realizar em Setembro, acessível ao público gratuitamente.

A ideia base da iniciativa é promover o acesso aos monumentos e sítios, convidando à participação activa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural. Os objectivos principais são reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória colectiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade. As Jornadas Europeias do Património representam, por isso, uma celebração da solidariedade internacional, do diálogo e da diversidade culturais, constituindo momentos de reapropriação dos vestígios culturais do passado».

(http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/recursos/projectos-de-divulgacao/jep-jornadas-europeias-do-patrimonio/)

 

Direcção da Associação para a Defesa e Divulgação

do Património Cultural de Torres Vedras

 

 

 

 






Sem comentários:

Enviar um comentário