01 setembro 2014

S. PEDRO DA CADEIRA: MEMÓRIAS DO CÍRIO DA PRATA GRANDE





O Círio da Prata Grande é uma festa religiosa de enorme significado para S. Pedro da Cadeira, freguesia do nosso concelho. Trata-se de uma festividade que só acontece de 17 em 17 anos e que consiste na visita de uma imagem peregrina de Nª Srª da Nazaré. Esta faz um périplo por 17 freguesias, uma cada ano, segundo uma ordem fixada num Compromisso assinado por todos em 1741. São 13 freguesias de Mafra, 3 de Sintra e só uma de Torres Vedras, S. Pedro da Cadeira.

2015 será ano de visita da imagem peregrina a esta freguesia e, para assinalar o facto, foi lançado ontem, 31 de Agosto, no Salão Paroquial daquela vila, o livro  DEVOÇÃO À VIRGEM DA NAZARÉ - O passado e o presente da paróquia de S. Pedro da Cadeira, de Célia Santos e Aurélio Santos, com prefácio de D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa. 
Este livro, com uma belíssima apresentação gráfica, tem como objectivo reunir um conjunto de dados históricos e memorialísticos sobre a festividade conhecida por Círio da Prata Grande na freguesia de S. Pedro da Cadeira. É um repositório de memórias históricas bem documentadas, enriquecido por inúmeras fotografias que lembram aos mais novos as vivências do passado e recordam aos mais velhos alguns momentos especiais das suas vidas.
Quanto a nós, saudamos vivamente esta edição, pelo seu significado e importância patrimoniais.













Os autores, Célia Santos e Aurélio Santos, fizeram a apresentação do livro

1 comentário:

  1. Anónimo21/9/14

    O livro está todo muito bonito, mas é pena ter alguma informação incorreta.
    Se eu fosse historiador/a, iria informar-me, de certas histórias se são ou não verídicas, a pessoas com mais idade, não só a uma ou duas. O que estou a afirmar são coisas que eu sei e é verdade, portanto, como já disse, o livro está bonito, mas está incorreto numa certa história (que pena tenho eu).
    Desejo que tenham muitas vendas, no entanto gostaria que a dita história estivesse correta.

    ResponderEliminar