11 novembro 2013

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DO CASTELO DE TORRES VEDRAS

Foi hoje aberto ao público, na sala do torreão do castelo.


Torreão: vista exterior Norte


Pormenor da exposição


 Abóbada de nervuras da sala


Outro aspecto da exposição


Recanto com o vídeo


Estelas funerárias provenientes da necrópole adjacente à Igreja de Santa Maria do Castelo



Proposta de reconstituição do Castelo (imagem digitalizada do Folheto de Apoio)

Aquele pequeno espaço foi eficazmente organizado para acolher a exposição permanente com espólio proveniente de escavações e de antigas construções da zona do Castelo. Salienta-se o documentário em vídeo que, de forma extremamente sugestiva, mostra as fases da sua construção.  A partir de aturada investigação que trouxe à luz do dia novos dados e perspectivas de análise, foi possível propor uma releitura do Monumento que o situa como pioneiro da nova forma de construção quinhentista de fortalezas.
O Castelo de Torres Vedras - o mais visitado monumento da cidade - tem, a partir de agora, um excelente guião de leitura.

Para que conste:
Investigação e releitura do Monumento: Drª Isabel de Luna e Carlos Cunha
Desenhos e tratamento gráfico do vídeo: Arq. Jorge Martins
Concepção gráfica da Exposição e Folheto de Apoio: Drª Olga Moreira.

*

Para quem sobe à colina do Castelo há outra novidade: o recinto foi enriquecido com painéis documentais que ajudam o visitante a fazer uma leitura historicamente correcta daquele espaço


Painel junto às cisternas romanas


Outro painel documental, com uma leitura geral do recinto do Castelo

Horário das visitas:

Setembro a Maio: 10H00 às 18H00
Junho a Agosto: 10H00 às 19H00
Entrada gratuita
(informações retiradas do folheto de apoio)

6 comentários:

  1. muito bom! como cidadã de Torres Vedras e como futura historiadora de arte fico muito feliz por esta iniciativa :)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns! Está muito bem apresentado. Além do texto, que está seguro e pressupõe, me parece, já um conhecimento prévio e até acompanhamento do processo que levou a este belo trabalho do Centro de Interpretação, o modelo de lay out do blogue, muito amplo, permite letras grandes e faz com que as imagens não precisem de ampliação.

    ResponderEliminar
  3. Afinal, é possível ampliar a imagem digitalizada. As fotografias estão muito boas. Penso que uma ou outra foi recortada.

    ResponderEliminar
  4. Torres Vedras já merecia que se fizesse algo mais pelo nosso castelo, os nossos parabéns.

    ResponderEliminar
  5. João Oliveira20/7/15

    No passado sábado 18 de julho, tive oportunidade de participar numa visita guiada ao castelo no âmbito de uma acção do Ciência Viva no Verão 2015.
    Devo confessar que me chocou bastante o modo como a delimitação do perímetro das cisternas romanas é feito: ferros de obras com fita plástica branca!!! Compreendo que é imperioso por questões de segurança haver uma barreira, mas não seria de fazer um arranjo paisagístico mais condizente com a dignidade do local? Dá um aspecto de terceiro mundo, e podem imaginar o que um turista relativamente exigente ficará a pensar de nós e provavelmente com vontade de não voltar. E é pena pois houve cuidado no centro de interpretação e nos painéis de exposição e principalmente no documentário em video.

    ResponderEliminar
  6. Caro João Oliveira

    Tem toda a razão. Já tivemos oportunidade de chamar a atenção para o que muito bem descreve, infelizmente ainda não houve resposta. Voltaremos a insistir.
    Obrigado.

    ResponderEliminar