23 agosto 2013

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2013



A ADDPCTV vai participar, mais uma vez, nas Jornadas Europeias do Património.

No site da Direcção Geral do Património Cultural pode ler-se:

«As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 50 países, tendo como objectivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da protecção do Património. Em cada país é promovido, anualmente, um programa de actividades a nível nacional, de acesso gratuito na sua grande maioria.
A Direção-Geral do Património Cultural, entidade responsável pela coordenação do evento a nível nacional propõe, para as Jornadas Europeias do Património de 2013, o tema Património / LUGARES, com o qual pretende chamar a atenção para a dimensão humana de que o património se reveste, expressa materialmente em espaços e paisagens – urbanos e não urbanos – que nos marcam, que exploramos e com que convivemos numa relação de proximidade.
Os lugares estruturam o desenvolvimento pessoal e social, sustentam identidades, exprimem a dimensão cultural da sociedade, interessando conhecê-los para além do aparente, para os podermos estimar e proteger; a importância dos lugares é a importância da nossa identificação e o nosso sentimento de pertença a algum sítio, tornando-se fundamental sensibilizar os cidadãos para a sua protecção através de acções que estimulem a aproximação física e emocional ao património.»

* * *
Desde já divulgamos o pequeno PROGRAMA que preparámos para estas Jornadas:

MATACÃES, UM LUGAR A REDESCOBRIR
22 SETEMBRO 2013
15H00 – concentração dos visitantes no largo junto à igreja de Matacães
15H15 – Visita à Igreja de Nª Srª da Oliveira, conduzida pelo Pároco José Miguel Ramos e P. José Manuel da Silva (antigo pároco e um dos fundadores da Associação do Património de Torres Vedras). Igreja classificada como Imóvel de Interesse Público.
16H15 – Visita ao Sítio e Ermida do Senhor do Calvário, recentemente classificada como Imóvel de Interesse Público.
Leitura da paisagem, no largo fronteiro à Ermida:
                        Arquitecto Jorge Bonifácio: a Residência Solarenga do Juncal
                        Arqueólogo Emanuel Carvalho: o Castro da Fórnea
.
Trata-se, pois, de uma visita guiada aberta a todos quantos queiram participar. A sua divulgação será feita no jornal BADALADAS, facebook e contactos-mail.




Sem comentários:

Enviar um comentário