17 dezembro 2012

SINALÉTICA MONUMENTAL

É um assunto a merecer a melhor atenção por parte dos responsáveis. A zona histórica de Torres Vedras carece de uma sinalética adequada que cumpra a dupla função de orientar e informar os visitantes.
Em relação ao Castelo, esse problema está a ser estudado e a Associação do Património foi solicitada a dar a sua opinião. Esperamos que, lá para a Primavera, haja novidades.
 Quanto ao Centro Histórico, parece que também há projectos mas nada mais sabemos.

Neste Verão tivemos oportunidade de dar uma volta por Castelo de Vide e Marvão e, de caminho, demos uma saltada a Valência de Alcântara, dez km para lá da fronteira com Espanha.


Em conversas com amigos apercebemo-nos de que nas  viagens pela Espanha raramente paramos nas cidades de fronteira. E no entanto elas merecem visita demorada. É o caso desta cidade  que faz parte da  província de Cácerescomunidade autónoma da Estremadura, onde nunca tínhamos estado.

Vale a visita. Neste momento o que nos interessa focar é a sinalética que encontrámos na zona histórica: muito completa e variada. Desde as plantas fáceis de consultar até aos painéis informativos. Deixamos alguns exemplos, esperando que em breve possamos ver algo de semelhante em Torres Vedras.













Ao lado da porta está uma placa a informar acerca dos brasões que se vêem ao lado da janela.





 Pequenas palcas que vão indicando o caminho para os monumentos assinalados com um nº na Planta da Zona Histórica.












1 comentário:

  1. Do Gabinete da Senhora Vereadora Drª Ana Umbelino recebemos o mail que julgamos oportuno divulgar aqui:


    «Ex.mos Senhores,

    No seguimento do e-mail infra, encarrega-me a vereadora Ana Umbelino de, em seu nome, agradecer a V. Exas. o envio dos exemplos, bem como informar que estamos a trabalhar um modelo de sinalética informativa e interpretativa para o Centro Histórico similar ao proposto.

    Com os melhores cumprimentos,
    Filipa Silva
    Gabinete de apoio à vereadora Ana Umbelino
    [Desenvolvimento Social | Cultura | Saúde | Turismo]»

    ResponderEliminar