10 novembro 2012

VAMOS AO MANADINHAS?

Já que estamos na rua, continuemos o passeio, mas agora de dia.


Desçamos a rua  Capitão Luís Bôto Pimentel, que vem do largo do Castelo


Aproximemo-nos do "Manadinhas"


Paremos diante da porta e não respeitemos a seta...


Entremos. Já se almoça...


Enquanto esperamos pelo entrecosto, olhemos a decoração


Há mais de 40 anos que esta casa é assim. Alguns quadros mais recentes a juntar aos antigos, velhos cartazes de touradas... Como dizia um amigo nosso, "isto tem uma decoração tão foleira que até é bonita!" .
O "Manadinhas" é um restaurante no Centro Histórico de Torres Vedras que já faz parte do nosso Património. Cozido à Portuguesa(4º e Sábados), Raia Frita com arroz, Jaquinzinhos, Iscas, Entrecosto, Atum de barrica...petiscos bem apaladados!
Aquele lugar tem o aconchego das coisas conhecidas, como são as casas dos velhos amigos. Se alguém pensasse alterar a fisionomia antiga, talvez lhe acontecesse o mesmo que à velha Marisqueira, ali na rua 1º de Dezembro - modernizou-se e ficou um lugar tão fino que os velhos clientes fugiram.
Voltemos ao Manadinhas.

Reino da tauromaquia...









António da Cruz Gomes Ferreira era sapateiro ali perto, na rua Detrás do Açougue. Foi ele o fundador do restaurante Manadinhas, extensão da sua alcunha. Foi um afamado fabricante de "botas mexicanas", como se documenta na moldura que vimos numa parede. 



A velha registadora, peça de museu...


E cá estão o Fernando ("TóFanan") e o filho Marcelo, descendentes directos do "Manadinha".

Antes de sairmos, bebamos um tintinho.
"À saúde do Manadinhas!" Hip!Hip! Urrahhhh!

Mas antes, ainda aqui deixamos uma recordação interessante. Em 31 de Julho de 1971 o jornal BADALADAS publicou este anúncio:




2 comentários:

  1. Por acaso só estive lá a jantar uma vez.
    Mas da decoração alusiva á tauromaquia, do atendimento personalizado pelo ToFanan, da comida bem servida e com um paladar bem apurado, da simpatia apresentada pela equipa Manadinhas, não ficou nada a dever aos melhores restaurantes, até pelo contrário pois ali um cliente é colocado tão á vontade como quase que estivesse em sua casa. Seria bom que o Município criasse um evento que em que levasse os Torrienses aos locais de tradição desta terra e em zona tão bonita como é a zona histórica de Torres Vedras.

    Ricardo Januário

    ResponderEliminar
  2. Entretanto, algum tempo depois desta reportagem, o restaurante fechou. Depois de algumas vicissitudes, naturais numa casa com tantos anos de serviço, reabriu com novo nome: Restaurante El Manadas.
    Fizeram-se obras de restauro, limparam-se e repintaram-se paredes, substituíram-se alguns cartazes, juntaram-se novos adereços, modernizaram-se os WC's - enfim, fez-se o necessário para renovar a casa.
    Mas houve a preocupação de manter o estilo e esse foi o segredo para manter a clientela.
    Por motivos de saúde, entre outros, o Tofanan retirou-se da gerência. Está lá agora o seu irmão Américo e o filho Marcelo mantém-se como o braço jovem que dinamiza o serviço.
    Gostamos de lá ir. Boa comida e convidativa relação qualidade/preço.
    Olé!!!

    ResponderEliminar