04 janeiro 2010

UMA BOA NOTÍCIA PARA COMEÇAR O ANO

No BADALADAS de 25 de Dezembro passado lemos esta notícia, da autoria do seu Director, Fernando Miguel:

 « Concurso de ideias será lançado em 2010

Câmara troca Choupal por parque de Santiago para instalar biblioteca


Se tudo correr como o previsto, a nova Biblioteca Municipal de Torres Vedras será construída de raiz no parque de Santiago, em plena zona histórica da cidade torriense. Para trás fica a ideia inicial de alojar aquela estrutura cultural no Choupal, como até aqui vinha ganhando forma e conteúdo, se bem que com alguma oposição política pelo meio.
A proposta tem a chancela e o gosto pessoal do próprio presidente da Câmara, Carlos Miguel, tendo sido secundada pelos seus pares no executivo socialista da edilidade. Mas também os membros da mesma cor partidária no seio da Assembeia Municipal, órgão que será consultado em breve sobre o assunto, vêem com bons olhos a citada troca, revelou o autarca.
Tudo aconteceu depois da empresa proprietária do terreno com cerca de 2.100 m2 a norte da igreja de Santiago onde está hoje localizado um parque de estacionamento com o mesmo nome, ter desistido de um projecto de construção imobiliária para o local depois de alguma resistência por parte do ex-IPPAR.

A Câmara, que há cerca de três anos explora através da empresa municipal PromoTorres o dito parque de estacionamento, mostrou-se imediatamente interessada na aquisição do referido imóvel, que tem um valor de custo de venda na ordem dos 1,5 milhões de euros.
Mas a edilidade colocou como condição para a efectivação do negócio o pagamento efectuado em sete fases, para não onerar o orçamento camarário, a saber: 250 mil euros com a escritura de compra e venda a realizar em Abril de 2010; cinco tranches de 200 mil euros durante igual número de anos, ou seja, até 2014; e por fim mais 250 mil euros a saldar em Abril de 2015.
A nova Biblioteca Municipal, que terá três pisos acima da soleira e dois abaixo desta destinados a 360 lugares de estacionamento automóvel, construída agora no "casco urbano", irá dinamizar a zona histórica da cidade, que há já algum tempo vem dando sinais de algum envelhecimento e desertificação.
Entretanto, no próximo ano será lançado um concurso público de ideias, coordenado pelo vereador do urbanismo, o arquitecto Bruno Ferreira, depois da devida correcção ao plano de pormenor daquela área, com vista ã futura construção duma nova estrutura cultural torriense, que possivelmente não será concretizada ainda durante este mandato.


Arquivo da Universidade de Lisboa


O desvio de rota do processo de construção da biblioteca do Choupal para o parque de Santiago não quer dizer que a Câmara tenha deixado de lado a intenção de vir a construir um edifício-âncora naquele parque verde a norte da cidade. Ou seja, tudo fica em aberto e como antes.
Revela Carlos Miguel que a autarquia foi contactada neste meio tempo pela Universidade de Lisboa, através do seu reitor, Sampaio da Novoa, que lhe confessou o propósito de querer vir a alojar o arquivo da sua instituição num único edifício, privilegiando para o efeito a localização desse serviço universitário na urbe torriense.
Das reuniões já havidas transpareceu a ideia de que a área reservada a equipamento no plano de pormenor do Choupal "satisfaz as exigências de espaço" solicitadas pela dita universidade. O novo equipamento, considerado desde já como de "excelência para Torres Vedras", tem ainda a virtude de poder vir a receber verbas do próprio QREN para a sua construção.
Situação que poderá ajudar na concretização mais rápida do seu processo. Ou seja, ainda no mandato corrente.»

No mesmo jornal lemos que esta proposta já foi aprovada pelo executivo camarário
Uma das formas de revitalizar esta área é, exactamente, a criação de serviços públicos.
Por isso, registamos com muito agrado esta alteração de planos para aquela zona histórica.

1 comentário:

  1. A ADDPCTV já tomou uma opção pública sobre aquele espaço junto à Igreja de Santiago, aquando da discussão do Plano de Salvaguarda do Centro Histórico.
    Nela se defendia a necessidade de manter esse espaço aberto, não sobrecarregando aquela área com mais construção.
    No entanto julgo que a opção da Biblioteca poderá ser muito interessante pelos motivos óbvios, desde que o edifício a construir respeite a escala dominante.

    ResponderEliminar