29 novembro 2009

PORMENOR





A capela da Senhora da Cátedra ( que o povo diz "Cátela") em S. Pedro da Cadeira está pintadinha de fresco e tem de novo o seu óculo à vista. Comprovámo-lo hoje, como se vê na foto.
Diga-se que este óculo de pedra, em forma de estrela, é muito antigo, embora se desconheça a data exacta. Sabemos que a capela foi "FEITA NA ERA DE 1555 ANOS SENDO JUIZ ÁLVARO VAZ DO URMEIRO" - segundo a inscrição que se lê na pilastra do arco triunfal. Mas a fachada exterior é muito posterior, a avaliar pelo lintel da porta principal, característico do século XVIII.

Aqui há uns anos, alguém responsável pela capela resolveu tapar o óculo com uma grelha, provavelmente com a finalidade de evitar a entrada de pássaros e outros bicharocos. A fachada ficou "cega" e feia e assim se manteve alguns anos. Felizmente que houve alguém, atento, que não descansou enquanto não repôs a situação original. Mas agora com um vidro por dentro, que não descaracteriza e evita os indesejáveis.
A preservação do património construído também se faz destes pormenores.

2 comentários:

  1. Quem tirou a maldita grelha fui eu com a minha prima e também fomos nós que colocámos o vidros pois aquela rosácea é linsissima e tapada não fica nada bem!

    ResponderEliminar