Publicado em 27 de Julho de 2012
O TRABALHO DOS EMPRESÁRIOS NO CENTRO
HISTÓRICO
(IV Parte)
ARMANDO FERNANDES
( Business Coach )
Em artigo anterior afirmei
que o Comércio Tradicional não tem as mesmas armas que as grandes superfícies.
Por isso mesmo é imperioso modernizar a sua gestão e a sua organização para tornar
a actividade mais profissional, e fazendo aquilo que é fundamental: estar junto
das pessoas para ir encontrar das suas necessidades e satisfações.
Para tal vou indicar 13
pontos que devem ser orientados do ponto de vista das competências pessoais e
empresariais, a fim de que o número de clientes possa crescer:
1. Implementar uma visão do
negócio e estratégias de médio e longo prazo, efectuando uma previsão dos
rendimentos e encargos, analisando regularmente as vendas e projectando as
compras em função do tipo de clientes.
2. Comunicar de forma
educada com os clientes e exigir que os funcionários tenham uma atitude de
apoio ao cliente que vai comprar. Um sorriso e a criação de empatia são
fundamentais.
3. Ter cuidados especiais
com a loja e/ou escritório, pois a imagem é o primeiro cartão de visita. Por
isso, a melhoria dos espaços de atendimento, a disciplina na organização, a arrumação
e limpeza são muito importantes.
4. O marketing é uma
ferramenta de comunicação e vendas. O marketing não é só publicidade. Uma
mensagem que se queira transmitir deverá estar presente nos contactos com os
clientes, nos cartazes, nos sacos, nos anúncios e reclames, etc. As mensagens
devem ser simples e objectivas para transmitir segurança e garantia. Exemplo: Desde 1958 para o servir. Estamos on-line
(indicação de endereço e contactos).
5. Preparar
todos os colaboradores para conseguirem retirar mais resultados. Lembrar
que um cliente insatisfeito comentará a sua situação com amigos, razão por que
uma má imagem reflectir-se-á para além do que você imagina. Por outro lado, se
estiverem preparados para vender, será mais provável que o cliente se
identifique convosco, e assim compre mais produtos ou serviços.
Fazer surpresas aos clientes
expondo aprazivelmente os produtos e serviços, e apresentando de forma eficaz
os benefícios e o prazer que o cliente obterá com eles
6. Imaginar e normalizar
processos de venda para que cada empregado atenda os clientes da mesma maneira
7. Estabelecer parcerias e
complementaridades com outras actividades na mesma zona, para criar o hábito dos
clientes se deslocarem às lojas.
8. Criar uma «Proposição
Única de Venda», demonstrando a valia dos produtos e serviços e quais os
benefícios que podem trazer aos clientes.
9. Não criticar os seus
concorrentes.
10. Tratar os colaboradores
como parceiros, dando-lhes responsabilidades.
12. Estabelecer os preços de
venda em função dos seus propósitos de rendimento, efectuando constantemente
uma análise dos dados contabilísticos.
13. Por fim aprender com os
clientes:
·
A oferta que faz ao cliente deverá ser útil e
apropriada com horários para os servir;
·
Implementar um serviço pós venda.
Termino este artigo com uma
frase que me acompanha sempre «Os
empresários são como os atletas, também precisam de treino».
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