11 setembro 2012

PATRIMÓNIOS no jornal BADALADAS


Publicado em 27 de Julho de 2012


O TRABALHO DOS EMPRESÁRIOS NO CENTRO HISTÓRICO
(IV Parte)
ARMANDO FERNANDES
( Business Coach )

Em artigo anterior afirmei que o Comércio Tradicional não tem as mesmas armas que as grandes superfícies. Por isso mesmo é imperioso modernizar a sua gestão e a sua organização para tornar a actividade mais profissional, e fazendo aquilo que é fundamental: estar junto das pessoas para ir encontrar das suas necessidades e satisfações.
Para tal vou indicar 13 pontos que devem ser orientados do ponto de vista das competências pessoais e empresariais, a fim de que o número de clientes possa crescer:
1. Implementar uma visão do negócio e estratégias de médio e longo prazo, efectuando uma previsão dos rendimentos e encargos, analisando regularmente as vendas e projectando as compras em função do tipo de clientes. 
2. Comunicar de forma educada com os clientes e exigir que os funcionários tenham uma atitude de apoio ao cliente que vai comprar. Um sorriso e a criação de empatia são fundamentais.
3. Ter cuidados especiais com a loja e/ou escritório, pois a imagem é o primeiro cartão de visita. Por isso, a melhoria dos espaços de atendimento, a disciplina na organização, a arrumação e limpeza são muito importantes.
4. O marketing é uma ferramenta de comunicação e vendas. O marketing não é só publicidade. Uma mensagem que se queira transmitir deverá estar presente nos contactos com os clientes, nos cartazes, nos sacos, nos anúncios e reclames, etc. As mensagens devem ser simples e objectivas para transmitir segurança e garantia. Exemplo: Desde 1958 para o servir. Estamos on-line (indicação de endereço e contactos).
5. Preparar todos os colaboradores para conseguirem retirar mais resultados. Lembrar que um cliente insatisfeito comentará a sua situação com amigos, razão por que uma má imagem reflectir-se-á para além do que você imagina. Por outro lado, se estiverem preparados para vender, será mais provável que o cliente se identifique convosco, e assim compre mais produtos ou serviços.
Fazer surpresas aos clientes expondo aprazivelmente os produtos e serviços, e apresentando de forma eficaz os benefícios e o prazer que o cliente obterá com eles
6. Imaginar e normalizar processos de venda para que cada empregado atenda os clientes da mesma maneira
7. Estabelecer parcerias e complementaridades com outras actividades na mesma zona, para criar o hábito dos clientes se deslocarem às lojas.
8. Criar uma «Proposição Única de Venda», demonstrando a valia dos produtos e serviços e quais os benefícios que podem trazer aos clientes.
9. Não criticar os seus concorrentes.
10. Tratar os colaboradores como parceiros, dando-lhes responsabilidades.
12. Estabelecer os preços de venda em função dos seus propósitos de rendimento, efectuando constantemente uma análise dos dados contabilísticos.
13. Por fim aprender com os clientes:
·        Implementar um serviço pós venda.

Termino este artigo com uma frase que me acompanha sempre «Os empresários são como os atletas, também precisam de treino».

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