09 agosto 2023

TURRES PATRIMONIUM - DIVULGAÇÃO E DESAFIO | Jornal BADALADAS 24 FEVEREIRO 2023

 

Turres Patrimonium – Divulgação e Desafios

DIRECÇÃO DA ASSOCIAÇÃO PARA A DEFESA E DIVULGAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL DE TORRES VEDRAS



Roteiro um dia em Torres Vedras - visita dos alunos do Colégio Cesário Verde 
aos colegas da Escola Padre Francisco Soares de Torres Vedras


Espetáculo do projeto cultural de escola realizado 

no dia 15 de fevereiro 2023 no teatro cine de Torres Vedras

 

No ano letivo de 2021/2022 foi a Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras (ADDPCTV) desafiada pela equipa Projeto Cultural de Escola (PCE) do Agrupamento de Escolas Madeira Torres, constituída pelas professoras, Ana Nunes, Elisabete Reis, Niki Paterianaki e Cristina Coimbra, sendo a última a coordenadora, para fazer parte de um projeto que então tinham em mãos, intitulado “Turres Patrimonium”, incluído num formato mais amplo, pois integrava o Plano Nacional das Artes (PNA).

O PNA foi instituído pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação, com o quadro temporal de 2019 a 2029, partindo das premissas da Constituição, artigos 73º: “(…) o Estado promove a democratização da cultura incentivando e assegurando o acesso de todos os cidadãos à fruição e criação cultural.” e 78º: “1. Todos têm direito à fruição e criação cultural, bem como o dever de preservar, defender e valorizar o património cultural.” 

Foi assim criado este organismo destinado a “organizar, promover e implementar, de forma articulada, a oferta cultural para a comunidade educativa e para todos os cidadãos, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida”.

A ADDPCTV acolheu este projeto de forma natural, a divulgação do nosso património coletivo é uma preocupação desde a fundação e, as escolas, um palco natural para a prossecução do mesmo. A primeira tarefa constituiu numa visita às turmas, explicando em que consiste a identidade regional, que tanto apregoamos, e porque é importante a sua defesa, demonstrando como uma rua, uma loja, uma fachada, uma porta, fazem parte daquilo que são as nossas memórias e estas não têm igual em nenhuma parte do mundo. Os alunos receberam orientação, por parte da professora Isabel Morgado, e partiram em busca do património oral, realizando trabalho de campo, na recolha de lendas do concelho.

Numa segunda fase, foi realizada uma visita guiada por alguns dos locais mais icónicos, um roteiro para o qual contámos com a preciosa colaboração do arquiteto André Baptista, nosso associado e é extraordinário “ver” ruas, pelas quais já passeámos inúmeras vezes, pelos olhos destas crianças que também nos ensinam sobre a beleza de um puxador de porta, o geométrico padrão de um velho e gasto chão, ou uma chaminé, pormenores novos que só vieram enriquecer o nosso próprio conhecimento da urbe. A atividade associou momentos de “desenho à vista”, permitindo o registo e o cruzamento com as artes plásticas.

Este é afinal um processo de aprendizagem mútua e tudo aquilo que foi estudado foi posteriormente transmitido, num processo de intercâmbio: “Descobrir outros Patrimónios: Torres Vedras e Marvila”, aos alunos do Colégio Cesário Verde em Marvila, que vieram conhecer a cidade pelos olhos dos colegas e decerto levaram a sua história para contar, partilhando com os alunos locais, o conhecimento adquirido através do levantamento do seu património local.

Tanto o Agrupamento de Escolas Madeira Torres, como o Colégio Cesáro Verde, contaram com a contribuição de artistas residentes. Do primeiro, resulta um espetáculo, no dia 15 de fervereiro (para os alunos) e 18 de março (para as famílias e amigos), no Teatro-Cine de Torres Vedras.  O mesmo foi construído em torno da peça musical “Turres Veteras”, da responsabilidade do diretor artístico da Associação MusicÁlareira, Ruben Monteiro. Do segundo, o intérprete de Kora (instrumento oriundo da África Ocidental), Mbye Ebrima, acompanhou, com a sua arte, o relato das histórias locais. Através destas residências artísticas, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre o património local, mas também de experienciar diversas artes performativas que contribuem para o desenvolvimento de competências, promoção da criatividade e autoconhecimento. Os alunos participantes tiveram a oportunidade de explorar diversas artes, como dança, música, literatura / poesia, e expressar-se através da linguagem artística, tornando a sua aprendizagem mais significativa e aliciante.

 É este mecanismo que nos traz aquilo que afinal pretendemos, um futuro para as nossas memórias coletivas, construídas e ampliadas por uma nova geração.

As equipas agradecem o precioso contributo de todos os parceiros, sejam associações, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, professores, encarregados de educação e alunos.



Exposição de trabalhos sobre património local na biblioteca  da Escola Padre Francisco Soares de Torres Vedras 


Atividade inter escolas no Colégio Cesário Verde


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