Turres
Patrimonium – Divulgação e Desafios
DIRECÇÃO DA ASSOCIAÇÃO PARA A
DEFESA E DIVULGAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL DE TORRES VEDRAS
No
ano letivo de 2021/2022 foi a Associação para a Defesa e Divulgação do
Património Cultural de Torres Vedras (ADDPCTV) desafiada pela equipa Projeto
Cultural de Escola (PCE) do Agrupamento de Escolas Madeira Torres, constituída
pelas professoras, Ana Nunes, Elisabete Reis, Niki Paterianaki e Cristina
Coimbra, sendo a última a coordenadora, para fazer parte de um projeto que
então tinham em mãos, intitulado “Turres Patrimonium”, incluído num formato
mais amplo, pois integrava o Plano Nacional das Artes (PNA).
O
PNA foi instituído pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação,
com o quadro temporal de 2019 a 2029, partindo das premissas da Constituição,
artigos 73º: “(…) o Estado promove a democratização da cultura incentivando e
assegurando o acesso de todos os cidadãos à fruição e criação cultural.” e 78º:
“1. Todos têm direito à fruição e criação cultural, bem como o dever de preservar,
defender e valorizar o património cultural.”
Foi
assim criado este organismo destinado a “organizar, promover e implementar, de
forma articulada, a oferta cultural para a comunidade educativa e para todos os
cidadãos, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida”.
A
ADDPCTV acolheu este projeto de forma natural, a divulgação do nosso património
coletivo é uma preocupação desde a fundação e, as escolas, um palco natural
para a prossecução do mesmo. A primeira tarefa constituiu numa visita às
turmas, explicando em que consiste a identidade regional, que tanto apregoamos,
e porque é importante a sua defesa, demonstrando como uma rua, uma loja, uma
fachada, uma porta, fazem parte daquilo que são as nossas memórias e estas não
têm igual em nenhuma parte do mundo. Os alunos receberam orientação, por parte
da professora Isabel Morgado, e partiram em busca do património oral,
realizando trabalho de campo, na recolha de lendas do concelho.
Numa
segunda fase, foi realizada uma visita guiada por alguns dos locais mais icónicos,
um roteiro para o qual contámos com a preciosa colaboração do arquiteto André
Baptista, nosso associado e é extraordinário “ver” ruas, pelas quais já
passeámos inúmeras vezes, pelos olhos destas crianças que também nos ensinam
sobre a beleza de um puxador de porta, o geométrico padrão de um velho e gasto
chão, ou uma chaminé, pormenores novos que só vieram enriquecer o nosso próprio
conhecimento da urbe. A atividade associou momentos de “desenho à vista”,
permitindo o registo e o cruzamento com as artes plásticas.
Este
é afinal um processo de aprendizagem mútua e tudo aquilo que foi estudado foi
posteriormente transmitido, num processo de intercâmbio: “Descobrir outros
Patrimónios: Torres Vedras e Marvila”, aos alunos do Colégio Cesário Verde em
Marvila, que vieram conhecer a cidade pelos olhos dos colegas e decerto levaram
a sua história para contar, partilhando com os alunos locais, o conhecimento
adquirido através do levantamento do seu património local.
Tanto
o Agrupamento de Escolas Madeira Torres, como o Colégio Cesáro Verde, contaram
com a contribuição de artistas residentes. Do primeiro, resulta um espetáculo,
no dia 15 de fervereiro (para os alunos) e 18 de março (para as famílias e
amigos), no Teatro-Cine de Torres Vedras.
O mesmo foi construído em torno da peça musical “Turres Veteras”, da
responsabilidade do diretor artístico da Associação MusicÁlareira, Ruben
Monteiro. Do segundo, o intérprete de Kora (instrumento oriundo da África
Ocidental), Mbye Ebrima, acompanhou, com a sua arte, o relato das histórias
locais. Através destas residências artísticas, os alunos tiveram a
oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre o património local, mas
também de experienciar diversas artes performativas que contribuem para o
desenvolvimento de competências, promoção da criatividade e autoconhecimento. Os alunos
participantes tiveram a oportunidade de explorar diversas artes, como
dança, música, literatura / poesia, e expressar-se através da linguagem
artística, tornando a sua aprendizagem mais significativa e aliciante.
É este mecanismo que nos traz aquilo que
afinal pretendemos, um futuro para as nossas memórias coletivas, construídas e
ampliadas por uma nova geração.
As
equipas agradecem o precioso contributo de todos os parceiros, sejam associações,
Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, professores, encarregados de educação
e alunos.
Atividade inter escolas no Colégio Cesário Verde
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