09 agosto 2023

Descobrir outros Patrimónios | Jornal BADALADAS 28 JULHO 2023

 

Descobrir outros Patrimónios - Torres Vedras e Marvila

Pedro Fiéis

Professor e Presidente da Direção da ADDPCTV

 

Tem sempre sido apanágio da Associação para Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras ( ADDPCTV) colaborar ativamente com as escolas, afinal é nos jovens que começamos a incutir a importância da preservação do Património, material e imaterial, da paisagem natural, da identidade que nos torna singulares num mundo global. Por isso, mas não só, aceitou esta direção desde o primeiro momento o desafio colocado por professoras do Agrupamento de Escolas Madeira Torres (AEMT), de colaboração no seu projeto do Plano Nacional das Artes (PNA).

Tal como descrito em texto anterior, o PNA utiliza as artes como forma de “indisciplinar” a escola, ou seja, é proposto aos participantes que saiam da norma habitual, que é a sua disciplina e sala de aula, que seja alargado o campo de ensaio do jovem, quer através da partilha de experiências interdisciplinares, quer convivendo diretamente com obras de arte e seus executores, por forma a poder construir-se “a nossa identidade em diálogo com esse depósito de humanidade que está no património e nas obras de arte”.

Recordo o intercâmbio entre alunos da Escola Básica Padre Francisco Soares (do AEMT), em Torres Vedras, e do Colégio Cesário Verde, em Marvila, que estabeleceu relações de cultura, promovendo o debate, a conservação, o conhecimento e a valorização do património de ambos os locais. Os itinerários explorados pelos alunos abrangeram uma diversidade de temas, como a arquitetura, as tradições, a gastronomia, lojas com história, todo um conjunto de património artístico e natural que nos une na diferença, mas onde podemos igualmente encontrar pontos em comum, como a firma Abel Pereira da Fonseca e as vivências quotidianas de outros tempos, projetadas na atualidade.

A cooperação entre estas escolas e a ADDPCTV facilitou a construção destes itinerários culturais, expressos em valores materiais e imateriais, conducentes à descoberta e fruição do património local. Pelo caminho foram de mãos dadas com a interdisciplinaridade e transversalidade, proporcionadas pela conjugação de várias formas de arte, promovendo o desenvolvimento de inúmeras competências e aprendizagens essenciais.

Em ambas as escolas, do todo se fez a criação final, no caso do AEMT, culminando na apresentação do espetáculo “Turres Veteras”, no palco do Teatro Cine em Torres Vedras, com uma primeira apresentação interna e uma segunda, a 19 de março de 2023, para as famílias, resultado da residência artística com a Associação MusicÁlareira, cujo repertório foi tocado ao vivo pelos ALBALUNA e as 3 turmas envolvidas.

O projeto, contudo, não se esgotou nesse momento, antes ramificou-se, permitiu explorar outras ideias, como se puxando o primeiro fio, outros surgissem, numa autêntica explosão da imaginação dos jovens, bem enquadrados pelos seus professores, tendo no património um mundo para descobrir e explorar.

Menciono, ainda, como a arte tem o poder de transformar e agregar, assim ao Projeto Cultural da Escola (PCE), o qual integrou o PNA, uniu-se o Plano Nacional de Cinema (PNC), o Plano Nacional de Leitura (PNL) e o Plano Local de Leitura (PLL), do município de Torres Vedras, surgindo o Emocionário Ilustrado I e II, outro trabalho transdisciplinar, com um docu-filme e pinturas e textos expostos na Biblioteca Municipal entre os dias 1 de junho e 14 de julho de 2023.

Alunos do curso de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira (AEHN) ilustraram emoções e colegas do AEMT escreveram sobre as mesmas. O que permanece nestes jovens? Uma excelente ferramenta para o autoconhecimento, comunicação, expressão de emoções, auxiliando na gestão de conflitos. Na página do Facebook PCE-AEMT podem ser consultadas notícias e imagens do imenso trabalho desenvolvido por esta equipa excecional.

Equipa à qual deixo um profundo agradecimento: Cristina Coimbra (Coordenadora), Ana Nunes, Elisabete Reis e Niki Paterianaki, com as quais partilhámos esta experiência e as quais terão sempre nesta Associação um parceiro com que podem contar. Bem hajam pela vossa determinação e vontade em construir uma vivência diferente.

Queremos mais, divulgar é palavra primordial nos objetivos da ADDPCTV, é por esse meio que temos dado a conhecer a importância no nosso património coletivo, daí estarmos recetivos a propostas de trabalho, através do email: addpctvedras@gmail.com. A Escola afigura-se como um parceiro imprescindível, veículo de comunicação e cruzamento de saberes entre as várias gerações e de ligação entre o passado e o futuro.

Qual o papel a desempenhar? Precisamente aquele previsto pelo PNA, de mediação, interligando as artes e o património por forma a despertar o olhar, a curiosidade, a criação. Tal como nos é dito, pela junção do tradicional com o contemporâneo, do popular com o erudito, estamos a incutir nas novas gerações a importância do trabalho colaborativo e das artes, sob diversas formas, como sentido para a vida humana, despertando o respeito pelo outro, pela diferença, enfim, construindo uma sociedade mais justa.

É aos jovens a quem escrevo por fim, com 44 anos de existência, esta Associação precisa de todos para continuar a ter razão de existir. Há muito por fazer, projetos para abraçar. Juntem-se a nós com novas ideias, mantendo viva a esperança de ser o Património um elemento primordial na construção futura da nossa sociedade.

Grupo de professores das escolas parceiras com o artista residente em Marvila.


Cartaz exposição Biblioteca Municipal de Torres Vedras

 


Espetáculo Azul – artista residente Alba Luna

 


Espetáculo Azul - Final


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