Descobrir
outros Patrimónios - Torres Vedras e Marvila
Pedro Fiéis
Professor e Presidente da Direção
da ADDPCTV
Tem
sempre sido apanágio da Associação para Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras ( ADDPCTV) colaborar ativamente com as escolas, afinal é
nos jovens que começamos a incutir a importância da preservação do Património, material
e imaterial, da paisagem natural, da identidade que nos torna singulares num
mundo global. Por isso, mas não só, aceitou esta direção desde o primeiro
momento o desafio colocado por professoras do Agrupamento de Escolas Madeira
Torres (AEMT), de colaboração no seu projeto do Plano Nacional das Artes (PNA).
Tal
como descrito em texto anterior, o PNA utiliza as artes como forma de
“indisciplinar” a escola, ou seja, é proposto aos participantes que saiam da
norma habitual, que é a sua disciplina e sala de aula, que seja alargado o
campo de ensaio do jovem, quer através da partilha de experiências interdisciplinares,
quer convivendo diretamente com obras de arte e seus executores, por forma a
poder construir-se “a nossa identidade em diálogo com esse depósito de
humanidade que está no património e nas obras de arte”.
Recordo o intercâmbio entre alunos
da Escola Básica Padre Francisco Soares (do AEMT), em Torres Vedras, e do
Colégio Cesário Verde, em Marvila, que estabeleceu relações de cultura,
promovendo o debate, a conservação, o conhecimento e a valorização do
património de ambos os locais. Os itinerários explorados pelos alunos
abrangeram uma diversidade de temas, como a arquitetura, as tradições, a gastronomia,
lojas com história, todo um conjunto de
património artístico e natural que nos une na diferença, mas onde podemos
igualmente encontrar pontos em comum, como a firma Abel Pereira da Fonseca e as
vivências quotidianas de outros tempos, projetadas na atualidade.
A cooperação entre estas escolas e
a ADDPCTV facilitou a construção destes itinerários culturais, expressos em
valores materiais e imateriais, conducentes à descoberta e fruição do
património local. Pelo caminho foram de mãos dadas com a interdisciplinaridade
e transversalidade, proporcionadas pela conjugação de várias formas de arte, promovendo
o desenvolvimento de inúmeras competências e aprendizagens essenciais.
Em ambas as escolas, do todo se
fez a criação final, no caso do AEMT, culminando na apresentação do espetáculo “Turres
Veteras”, no palco do Teatro Cine em Torres Vedras, com uma primeira
apresentação interna e uma segunda, a 19 de março de 2023, para as famílias,
resultado da residência artística com a Associação MusicÁlareira, cujo
repertório foi tocado ao vivo pelos ALBALUNA e as 3 turmas envolvidas.
O projeto, contudo, não se esgotou
nesse momento, antes ramificou-se, permitiu explorar outras ideias, como se
puxando o primeiro fio, outros surgissem, numa autêntica explosão da imaginação
dos jovens, bem enquadrados pelos seus professores, tendo no património um
mundo para descobrir e explorar.
Menciono, ainda, como a arte tem o
poder de transformar e agregar, assim ao Projeto Cultural da Escola (PCE), o
qual integrou o PNA, uniu-se o Plano Nacional de Cinema (PNC), o Plano Nacional
de Leitura (PNL) e o Plano Local de Leitura (PLL), do município de Torres
Vedras, surgindo o Emocionário Ilustrado I e II, outro trabalho
transdisciplinar, com um docu-filme e pinturas e textos expostos na Biblioteca
Municipal entre os dias 1 de junho e 14 de julho de 2023.
Alunos do curso de Artes Visuais do
Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira (AEHN) ilustraram emoções e colegas do
AEMT escreveram sobre as mesmas. O que permanece nestes jovens? Uma excelente
ferramenta para o autoconhecimento, comunicação, expressão de emoções,
auxiliando na gestão de conflitos. Na
página do Facebook PCE-AEMT podem ser consultadas notícias e imagens do imenso
trabalho desenvolvido por esta equipa excecional.
Equipa à qual deixo um profundo
agradecimento: Cristina
Coimbra (Coordenadora), Ana Nunes, Elisabete Reis e Niki Paterianaki, com as
quais partilhámos esta experiência e as quais terão sempre nesta Associação um
parceiro com que podem contar. Bem hajam pela vossa determinação e vontade em
construir uma vivência diferente.
Queremos
mais, divulgar é palavra primordial nos objetivos da ADDPCTV, é por esse meio
que temos dado a conhecer a importância no nosso património coletivo, daí
estarmos recetivos a propostas de trabalho, através do email:
addpctvedras@gmail.com. A Escola afigura-se como um parceiro imprescindível,
veículo de comunicação e cruzamento de saberes entre as várias gerações e de
ligação entre o passado e o futuro.
Qual
o papel a desempenhar? Precisamente aquele previsto pelo PNA, de mediação,
interligando as artes e o património por forma a despertar o olhar, a
curiosidade, a criação. Tal como nos é dito, pela junção do tradicional com o
contemporâneo, do popular com o erudito, estamos a incutir nas novas gerações a
importância do trabalho colaborativo e das artes, sob diversas formas, como
sentido para a vida humana, despertando o respeito pelo outro, pela diferença,
enfim, construindo uma sociedade mais justa.
É
aos jovens a quem escrevo por fim, com 44 anos de existência, esta Associação
precisa de todos para continuar a ter razão de existir. Há muito por fazer,
projetos para abraçar. Juntem-se a nós com novas ideias, mantendo viva a
esperança de ser o Património um elemento primordial na construção futura da
nossa sociedade.
Grupo de professores das escolas parceiras com o artista residente em Marvila.
Cartaz
exposição Biblioteca Municipal de Torres Vedras
Espetáculo
Azul – artista residente Alba Luna
Espetáculo
Azul - Final
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