JOÃO SARZEDAS
Faleceu em 27 de Julho ( Sábado), depois de doença prolongada. Grande amigo do Património torriense, homem de cultura, inconformado com a sociedade consumista e, por isso mesmo, militante do despojamento pessoal, João Sarzedas tinha uma personalidade multifacetada que fomos descobrindo ao longo de muitos anos de convívio. Trabalhador das artes gráficas, fazia da criatividade e da imaginação o seu principal instrumento de trabalho.
Rigoroso, meticuloso, exigente no que fazia. Mas havia nele um outro cambiante que se foi apurando com a experiência: o sentido da observação refinado pelo humor. E isso ficou bem patente nos cartoons com que enriqueceu muitos números do BARRETE, Revista de Carnaval publicada anualmente pela Associação do Património de Torres Vedras.
Veja-se um dos que publicou este ano:
Diz-se que ninguém é perfeito e, sendo assim, temos de referir que João Sarzedas gostava de brincar com os amigos que não eram adeptos do seu clube, fazendo bonecos a condizer. Como este em que ele mesmo se caricaturiza:
Vamos ter saudades dele, do seu riso contido, da sua forma discreta de apreciar o mundo, dos seus desenhos onde se entornava tanta sensibilidade e ternura.
Obrigado por tanto que nos deste, querido amigo!
Bela homenagem esta, ao João.
ResponderEliminarNa verdade o João era um artista.
Tive o prazer de ver e ler os seus cadernos onde desenhava o seu humor.
Foi um gosto ter conhecido e convivido com o João e a sua mulher Teresa.
Pena ter partido tão cedo, porque os que ficaram, ficaram mais sós!
Leandro Guedes.
Há pessoas que temos a sorte de conhecer, mesmo que pouco tempo antes de partirem, e que nos deixam marcas... Que boa energia, que simplicidade desarmante e que espírito criativo! Com muita pena minha e da mulher Teresa, e pela doença que entretanto chegou, não conseguimos finalizar um projecto de teatro mas foi um bom pretexto para conhecer este bom homem. Homens assim não morrem, recordam-se. Bem-haja!
ResponderEliminarMagda Matias
Homenagem merecida....!!!
ResponderEliminarO João era um bom amigo...
Foi para mim um enorme prazer tê-lo conhecido e com ele conviver durante algum tempo...
Todos vão sentir muito a sua falta...!!!
Albertina Granja
Concordo inteiramente que vamos ter saudades do João. Vamos admirando a obra que nos deixou para o recordar. Um abraço à Teresa que também tem muito talento.
ResponderEliminarJoaquim Cosme
Teresa Sarzedas enviou para o mail da ADDPCTV as palavras este agradecimento, pedindo que o colocássemos na caixa de comentários, o que fazemos em espírito de amizade e partilha do desgosto pela perda do nosso querido amigo, seu marido, companheiro de tantos anos:
ResponderEliminar«Meus amigos
Foi com grande emoção que li esta linda homenagem feita ao meu marido.
Um forte abraço a todos os que lhe reconhecem o Valor e Dignidade.
Teresa Sarzedas»
ResponderEliminarGrande é a falta do João !Tantos exemplos nos deu de humanidade,de generosidade, de humildade , de dignidade, de força , de engenho, de criatividade , de doação, de amor ....Jamais o esquecerei e para ele vai o meu OBRIGADA por ter sido meu amigo ! Esta homenagem faz jus à sua memória!
anilda oliva
O João não sairá da nossa memória porque soube rir-se da vida e com inteligência e humor fez história.
ResponderEliminarFoi bom tê-lo tido como AMIGO.
Odete Bento