12 março 2022

ISA PATRIMÓNIO 2022

 FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO
A partir do próximo dia 14 de Março a Associação do Património vai colaborar, novamente, com o projecto ISA PATRIMÓNIO, uma excelente iniciativa da Câmara Municipal de Torres Vedras que teve início em 2005. É uma tarefa que tem vindo a ser desempenhada, desde 2012, por Joaquim Moedas Duarte, membro da Direcção da Associação do Património de Torres Vedras (ADDPCTV).
Todos os anos se renova a equipa de participantes, pessoas seniores, e nós procuramos ajudá-las a desempenharem melhor o seu trabalho. Para isso, faremos uma sessão inicial, no dia 14, com o grupo de 20 pessoas, em sala e, posteriormente, sessões nos próprios locais, com cada uma das dez equipas, constituídas por dois elementos, que irão assegurar a abertura diária desses espaços.
O projecto que, em 2005, teve início em quatro igrejas - Graça, Misericórdia, S. Pedro e Castelo - tem vindo a alargar-se e este ano abarca 10 igrejas, a saber:
Na cidade: Graça, Misericórdia, S. Pedro, Santiago, Amial e Castelo.
No concelho: Varatojo (convento), Turcifal, Santa Cruz e Sirol (Dois Portos).
Nestas singelas acções de formação temos como objectivo principal incutir nas pessoas o gosto pelo conhecimento mais profundo dos espaços em que vão estar ao longo deste ano. Não serão guias turísticos, agentes religiosos ou guardas vigilantes. Vão desempenhar o utilíssimo papel de mediadores activos do nosso Património, ajudando os visitantes a compreenderem melhor o lugar onde estão.
A grande novidade deste ano é a inclusão da Ermida de Nª Srª da Purificação, do Sirol., um espaço pouco conhecido dos torrienses. A partir de 1 de Abril, estará aberto todos os dias, excepto Segunda feira, das 10h. às 13h. e das 14h. às 17h.
Aqui ficam algumas imagens daquele monumento, classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1967, bem como a página PATRIMÓNIOS no Badaladas de 26 de Junho de 2020.
(Fotos de Joaquim Moedas Duarte)















Inscrição na pedra de fecho do arco que dá entrada para a galil





tras pessoas

Sem comentários:

Enviar um comentário