05 dezembro 2022

VISITA GUIADA – 3 DEZEMBRO 2022 - LOURINHÃ HISTÓRICA E SANTUÁRIOS MARIANOS DE TORRES VEDRAS

 

Um grupo de 50 pessoas, que gosta de conhecer o Património cultural, entrou em contacto com a Associação do Património de Torres Vedras para que organizasse uma visita guiada. Em Abril de 2022 já tinham vindo a Torres Vedras, onde fizemos uma jornada patrimonial muito interessante e que teve grande aceitação. Desta vez alargámos o âmbito geográfico.


LOURINHÃ: Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (Séc. XIX) e

Igreja Matriz (Séc. XIV)

TORRES VEDRAS: Santuários marianos (Séc. XVIII): Nª Srª da Purificação (aldeia do Sirol – Dois Portos) e Nª Srª dos Milagres (Dois Portos)

Concepção do percurso e acompanhamento: Joaquim Moedas Duarte

moedasduarte@gmail.com / 962435928

(ASSOCIAÇÃO PARA A DEFESA E DIVULGAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL DE TORRES VEDRAS)

em parceria com "Organização:- Ana Homem de Almeida anafhomem@gmail.com"


ITINERÁRIO

  8H00 – Partida de Lisboa

                 Horas previstas de chegadas:

  9H10 –Torres Vedras: café no centro da cidade

10H00 –Vimeiro (Lourinhã): Visita ao Centro de Interpretação da Batalha do 

               Vimeiro, com guia local

11H30 – Lourinhã: Visita à Igreja Matriz, acompanhada pela profª Teresa Faria, da Associação

                do Património da Lourinhã

13H00 – Restaurante O TEIMOSO,  Casal do Forno (Entre Lourinhã a T. Vedras):

               Almoço (Menu: entradas / Sopa de legumes / Bacalhau à Teimoso / Lombo de porco

               com ananás/Sobremesa: profiteroles c/ bola de gelado/ Bebidas: vinho banco e tinto,

               minis, sangria, refrigerantes, água mineral / Cafés

15H30 – Sirol (Dois Portos): Ermida de Nª Srª da Purificação

16H30 – Dois Portos: Santuário de Nª Srª dos Milagres

18H00 – Torres Vedras (saída do guia), regresso a Lisboa.







 

« O Centro de Interpretação​ da Batalha do Vimeiro (travada a 21 de agosto de 1808) foi construído no campo da batalha, e possui uma coleção constituída por armamento, fardamento, documentação da época e peças arqueológicas únicas, que retratam as Guerras Peninsulares e as Invasões Francesas. 

O Centro é composto por duas salas de exposição permanente no piso 1 e uma sala de exposições temporárias, uma biblioteca e o auditório no piso – 1. Tem uma área envolvente de grandes dimensões (que inclui o campo de batalha) e um espaço de estacionamento».

In: http://business.turismodeportugal.pt/pt/crescer/Historias_Sucesso/Paginas/centro-interpretativo-da-batalha-do-vimeiro.aspx


Igreja do Castelo / Igreja Paroquial da Lourinhã / Igreja de Nossa Senhora da Assunção






«Arquitectura religiosa, gótica. Igreja paroquial de influência mendicante: de 3 naves, a central, com clerestório, mais alta e separada das colaterais por arcadas de pilares finos e alçado interior de 2 andares, sendo apenas abobadada a capela-mor. A rosácea assemelha-se à do topo do transepto da Sé de Évora e o interior é pouco iluminado. As arquivoltas do portal axial são de tipo arcaico, mas bem modeladas. As representações dos capitéis (tais como os do portal lateral) são ingénuas e grosseiras, mas têm dramatismo. Os capitéis do interior, ainda que repitam elementos surgidos noutros monumentos, aqui atingem a fase de maior naturalismo e perfeição do gótico português».

 http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=6326

O templo que hoje se visita resulta do restauro da DGEMN, entre 1931 e 35, que procurou restituir ao velho edifício, muito alterado, a feição mais próxima do seu traço original.



Ermida de Nª Srª da Purificação, Sirol




(Fotos JMD)

«Pequena e de aspeto modesto, a Capela de Nossa Senhora da Purificação encerra no seu interior um conjunto surpreendente de estuques da segunda metade do século XVIII, que revestem completamente paredes e abóbada. De um lado e de outro, quatro grandes pai­néis de estuque, representando os Evangelistas, e, ladeando o arco triunfal, S. Sebastião e Santa Bárbara. Alguns motivos decorativos, de excelente desenho, reve­lam modelos eruditos e são característicos da época.

Bons os silhares de azulejos, do final do séc. XVIII.

Na capela-mor é possível apreciar ainda melhor a qualidade dos estuques, por estarem menos engrossados por caiações posteriores, e bem assim o verdadeiro azul que servia de fundo, que no corpo da capela é menos fino. Ao centro do altar, uma notável imagem de Nossa Senhora com o Menino.

Na fachada, uma inscrição diz ter sido benta a capela a 26 de Julho de 1749.»


(in: Monumentos e edifícios notáveis do distrito de Lisboa – Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço, Junta Distrital de Lisboa, 1963)



Capela de Nª Srª dos Milagres



(Foto JMD)

Perto do lugar da Folgorosa, Dois Portos (Torres Vedras), no cimo de uma das características colinas do Oeste, com ampla panorâmica paisagística, situa-se a capela de Nª Srª dos Milagres. Precedida de galilé, a nave única é revestida de azulejos de tapete do séc. XVII, com tecto de masseira de largos caixotões decorados com ornatos do séc. XVIII. A capela mor, com pinturas no arco triunfal, apresenta painéis figurados, séc. XVIII, com cenas alusivas ao nascimento de Cristo.

Esta capela está associada à lenda de um milagre, ligada  a  uma fonte do séc. XVIII,  construída ali perto. Foi destino de romarias antigas, vindas de longe  e mantém-se ainda como lugar de devoção das povoações vizinhas – Alfeiria e Maceira – que a preservam com grande zelo.




Sem comentários:

Enviar um comentário