19 outubro 2014

INAUGURAÇÃO OFICIAL DO FORUM DE ASSOCIAÇÕES CULTURAIS DE TORRES VEDRAS


Inauguração - Fórum de Associações Culturais de Torres Vedras
.
O projecto Fórum Cultural, integrado no Torres ao Centro, teve como objectivo a construção da sede do Fórum de Associações Culturais de Torres Vedras, que reúne o Académico de Torres Vedras; a Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras; o Espeleo Clube de Torres Vedras e a Sociedade Recreativa Operária de Torres Vedras.
.
O projecto propôs a reabilitação do conjunto edificado situado junto ao morro e muralha do Castelo, conjunto imponente que tem como elemento emblemático a passagem em arco sobre a Travessa do Quebra-Costas.
.
A intervenção cumpriu vários propósitos subjacentes aos processos de regeneração urbana: recupera estruturas físicas existentes, valorizando o espaço público envolvente; introduz funções que promovem hábitos de sociabilização e de criação de relações de vizinhança; promove o debate e a reflexão multidisciplinares e capta para o núcleo do centro histórico novos utilizadores e frequentadores.
.
O programa proposto para o Fórum é abrangente e diversificado, reflexo da natureza das associações que o constituem, incidindo em áreas como a música, o xadrez, a educação ambiental, a defesa do património, o teatro, a dança e a fotografia.


.
Programação Inauguração|
.
17h00 - Inauguração
17h30 - A CASA DO OPERÁRIO | História e Papel das Associações que integram o Fórum
18h30 - Seis Canções por Cant’arte
19h00 - Porto d´Honra






FORUM: UM PROJECTO CULTURAL INOVADOR

O Fórum de Associações Culturais de Torres Vedras tem como fundadores a Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras, o Espeleo Clube de Torres Vedras, a Camerata Vocal de Torres Vedras, o Académico de Torres Vedras e a Assim - Associação de Intercâmbio Municipal. A sua fundação/ escritura publica, teve lugar a 30 de Janeiro de 2002.

A adesão posterior a este projecto, por parte da Sociedade Recreativa Operária, associação com um longo historial na vida sócio-cultural torriense, nomeadamente no centro histórico, veio permitir a reutilização do seu edificio sede, que se encontrava necessitado de urgentes obras de restauro e readaptação. Entretanto a ASSIM e a Camerata Vocal saíram do projecto

Um dos principais objectivos que levou à criação do Projecto Fórum Cultural foi o de potenciar a dinâmica associativa e os serviços que estas prestam à comunidade, através da união das sinergias destas associações em torno de um projecto comum.

O edificio sede do Fórum tem condições excepcionais para que as associações desenvolvam as suas actividades amplamente reconhecidas pela comunidade como fundamentais para o desenvolvimento cultural e o fortalecimento do tecido social da cidade.

Este projecto e este espaço vão dar apoio às escolas, através de colaboração em acções de educação ambiental, de divulgação do património, de informação juvenil, de apoio documental, de exposições temáticas.   

O edificio dispõe de um espaço de bar que já se encontra a funcionar estando aberto ao público de quinta feira a sábado das 18h30 às 2h00. O Quebra Costas BAR é um local de encontro e de confraternização entre a experiência das associações residentes e o cidadão. É um espaço aberto a TODOS os que o desejem visitar, estejam ou não ligados às associações que constituem o FORUM. Frequentar o Quebra Costas Bar será, também, uma forma de contribuir para a sustentabilidade financeira das associações.

Sublinhe-se: o projecto do Forum das Associações Culturais de Torres Vedras é inovador na medida em que procura unir e articular várias associações mantendo cada uma delas a sua autonomia. Vai, assim, ao arrepio da tendência dominante, desde há muitos anos, de cada associação trabalhar por si, em circuito fechado. Os dirigentes da associações ali reunidas acreditam que o facto de disporem de uma ampla e moderna sede, num local emblemático do Centro Histórico – ao cimo da Travessa do Quebra-Costas – permitirá um acrescido interesse por parte da população torriense que tem ali uma nova e atraente centralidade.

(A partir do texto publicado no jornal do Centro Histórico, MILA GAIPA, Out 2014,  em que a ADDPCTV colabora activamente)

Sem comentários:

Enviar um comentário