22 abril 2024

PÁGINA PATRIMÓNIOS - Notícias sobre a Assembleia Geral (a publicar no BADALADAS de 26 de Abril de 2024 )

 

ASSOCIAÇÃO DO PATRIMÓNIO DE TORRES VEDRAS

45 ANOS EM PROL DO NOSSO PATRIMÓNIO CULTURAL

 

A Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras completa, em 2024, 45 anos de existência. A festa fez-se no Moinho do Paul, no passado dia 20 de Abril, com jantar de convívio – em que participou um número significativo de associados – seguido da Assembleia Geral com eleição de novos Corpos Sociais.

Os anos da pandemia e outras dificuldades de funcionamento não impediram a Associação de continuar o seu trabalho, como ficou expresso no relatório de actividades apresentado pela Direcção cessante, o qual se reporta aos anos de 2019 a 2023.

Não é possível enumerar aqui todas essas actividades – um total de 190 intervenções, bem explicitadas e datadas no Relatório. Algumas delas podem ser agrupadas: 14 visitas guiadas, com um total de cerca de 700 pessoas, a maioria de forasteiros interessados em conhecer o nosso Património; 4 acções de Formação no âmbito do projecto ISA PATRIMÓNIO, em parceria com o sector cultural da Câmara Municipal de Torres Vedras; 66 páginas PATRIMÓNIOS, publicadas mensalmente no jornal Badaladas, versando os mais diversos temas patrimoniais e da autoria de 17 colaboradores e/ou membros da Direcção; 9 palestras; 10 acções de Educação Patrimonial junto de diversas escolas; edição de 4 livros. Ao longo destes quatro anos, fizeram-se muitas reuniões com responsáveis autárquicos, para obter esclarecimentos, fazer propostas, apresentar protestos ou fazer elogios. Duas jovens investigadoras pediram a colaboração da Direcção para elaborarem trabalhos académicos. Uma delas, que entrou agora para a Direcção, fez a sua dissertação de Mestrado sobre “Educação e Património – O caso da Associação do Património de Torres Vedras”. Trabalho meritório que atesta os nossos muitos anos de trabalho e a sensibilização da juventude para as questões da salvaguarda do nosso Património.

Na leitura do relatório, ressalta a verificação de que houve intervenções da Associação em todos os meses daqueles quatro anos de actividades, o que atesta regularidade e presença constante na defesa e divulgação do nosso Património. Sublinha-se, também, que a Associação manteve actividade ininterrupta ao longo dos 45 anos da sua existência – o que não é comum na maioria das associações de património do nosso país.

Neste convívio celebratório, os presentes homenagearam os associados entretanto falecidos, alguns dos quais foram os fundadores no já longínquo ano de 1979. Uma referência especial ao P. José Manuel da Silva, sócio fundador nº 1, que nos deixou em Março passado.

Por último referiu-se que a Associação do Património faz parte do colectivo FORUM DAS ASSOCIAÇÕES, sediado na Calçada do Quebra-Costas, no qual estão representadas mais quatro associações torrienses.

 

PROJECTOS PARA O FUTURO

O que foi realizado é o alicerce para o futuro que nos espera. Nessa perspectiva, a nova Direcção apresentou o seu Plano de Actividades para o próximo biénio:

·       Criação de uma newsletter mensal a enviar aos sócios

·       Continuar as atividades do Isa Património, em parceria com a Câmara Municipal

·       Manter a parceria com o Sector de Turismo da C. Municipal, realizando visitas do projecto Passos em Volta

·       Parcerias com as escolas, nomeadamente com o agrupamento de Escolas  Madeira Torres, e com outras que venham a surgir

·       Intervir, sempre que necessário ou oportuno, em reuniões com a vereação, em artigos na imprensa e nas redes sociais

·       Manter a disponibilidade para colaborar na concretização de um Centro de Interpretação da muralha de Torres Vedras

·       Organizar uma base de dados e disponibilizá-la online

·       Participar das atividades do Fórum das Associações, nomeadamente da sua direção, contribuindo para o seu funcionamento e reflexão sobre futuro associativo

·       Eleger a política museológica municipal como tema prioritário para orientar uma reflexão interna e como motivo propulsor de debate alargado à comunidade torriense

·        Acompanhar a questão da salvaguarda da Casa das Termas da Fonte Nova

·       Continuar a acompanhar o PUCTV (Plano de Urbanização da Cidade de Torres Vedras), nomeadamente nas propostas por nós apresentadas, através da apresentação fundamentada de um Plano de Salvaguarda de edificações consideradas importantes para a história da cidade, ou de espaços construídos, como o Bairro Novo

·       Seguir com interesse o desenvolvimento da Marca Torres Vedras

·       Seguir e colaborar quando solicitado com o Plano Municipal de Acção Climática

Cremos deste modo dar o nosso sincero contributo para esta causa que nos move, a preservação do Património, sem saudosismos passadistas, mas com noção da memória coletiva que é fundamental permanecer e transmitir a gerações futuras. A construção e consolidação dos valores da democracia afigura-se fundamental nos tempos atuais, pelo que também é imperativo deixarmos o nosso contributo.

O 45º aniversário que comemoramos acontece no mesmo ano em que festejamos os 50 anos do glorioso e libertador 25 de Abril. Nascemos da conquista da liberdade e esse é um futuro que queremos deixar como legado.




Direcção eleita: Pedro Fiéis (Presidente), Ana Rita Pereira, Joaquim Moedas Duarte

e José Pedro Sobreiro. Falta José Manuel Pinto Gouveia, que não pôde estar presente.

A nova geração garante a continuidade do trabalho iniciado há 45 anos pelos mais velhos.







O decano (J. Pedro Sobreiro) e a caloira (Ana Rita Pereira): duas gerações que se completam


Festejar...

Sem comentários:

Enviar um comentário