28 maio 2018

MUSEU DO ANO 2018



O PATRIMÓNIO INDUSTRIAL EM DESTAQUE

A Direcção da APAI - Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial, com a qual temos relações associativas privilegiadas - enviou-nos esta Nota:

«O  Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, em Tramagal, Abrantes, foi distinguido na passada 6ª feira com o Prémio de Melhor Museu do ano 2018, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

Este museu, inaugurado o ano passado, recebe assim uma distinção muito merecida.»

Podemos ver pormenores aqui:




Notícia

«O Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, no Tramagal, concelho de Abrantes, inaugurado no ano passado, conta uma história com mais de um século, desde o dia em que Eduardo Duarte Ferreira ergueu a primeira forja, em 1879, e a data da extinção da Metalúrgica Duarte Ferreira, em 1997.
O projeto de instalação do museu resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Abrantes, da Junta de Freguesia de Tramagal e do Grupo Diorama, de Joaquim Dias Amaro, contando com espaços expositivos e documentais daquela que foi uma das principais empresas metalúrgicas do país.
A APOM, entidade fundada em 1965, dedicada à museologia, atribui os prémios anualmente, desde 1997, a museus, projetos, profissionais e atividades desenvolvidas no setor.
Este ano, a entidade entregou um Prémio Especial ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, "pelo apoio que tem dado ao setor da museologia", disse à agência Lusa o presidente da associação, João Neto.»

Sem comentários:

Enviar um comentário