20 abril 2012

UM MONUMENTO OU UM SÍTIO?

Reconstituição da gruta / hipogeu da Ermegeira, desenho de José Pedro Sobreiro


Não é por acaso que se fala de "monumentos e sítios", a propósito do Dia Internacional - 18 abril - que aqui temos referido.

A Gruta da Ermegeira - buraco artificial construído para ser um túmulo coletivo - é um sítio, muito mais que um monumento. Nada tem de espetacular e quem a visitar com a ideia de ver algo como as "grutas de Mira d'Aire", por exemplo,  terá uma tremenda desilusão. O que lá está é um resto, um vestígio do que sobrou depois de 4 500 anos de História.

Aquele é UM SÍTIO por excelência e como tal deve ser preservado. É que ali foram encontrados, em 1939, dois pendentes de oiro e cinco contas tubulares também em ouro, que são, provavelmente, os mais antigos artefactos de ourivesaria em solo português. Isso bastou para que este sítio fosse classificado, em 1940, como Monumento Nacional. Esses objetos fazem parte dos Tesouros da Arqueologia Portuguesa, expostos no Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa, em Belém.

O que teria sido aquele sítio, originalmente?
 A partir do texto do investigador Manuel Heleno que escavou a gruta e publicou um relatório na revista ETHNOS em 1942, o professor José Pedro Sobreiro fez um desenho que nos aproxima desse espaço original.
Ao mesmo tempo, o professor Jorge Ferreira da Silvas executou em latão as réplicas perfeitas dos referidos objetos de ouro, os quais podem ser vistos na pequena exposição patente ao público durante esta semana na sede da Junta de Freguesia do Maxial.

Para falar disto e apreendermos melhor o significado deste Monumento Nacional tão mal conhecido dos torrienses, haverá amanhã, dia 21, uma sessão pública na Junta de Freguesia do Maxial, com a presença de um Técnico do IGESPAR.
Quem quiser deslocar-se de Torres Vedras ao Maxial terá um autocarro da Câmara Municipal que partirá às 15H30 junto ao Tribunal.
Se o tempo o permitir, depois da sessão haverá uma visita ao sítio da gruta da Ermegeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário