17 dezembro 2011

PATRIMÓNIOS 19 (in: BADALADAS - 9 DEZEMBRO 2011)



Foto (C) Moedas Duarte

É ÚTIL LEMBRAR A IMPORTÂNCIA TURÍSTICA DO CASTELO
NO CONTEXTO DO CENTRO HISTÓRICO

PAULO MOREIRA
(Arquitecto)

O Plano de Salvaguarda do Centro Histórico já é passado. Teve uma função importante ao inventariar e preservar um núcleo patrimonial da cidade. Mas durou seguramente tempo demasiado para quem ansiava pela reabilitação daquele espaço torriense.  
Estamos agora numa nova fase, a do Plano de Pormenor e de Reabilitação. A designação, só por si, implica uma fase activa de intervenção.
Em parceria, e bem, promoveu a Câmara um programa de acção que designou de «Torres ao Centro» tendo em conta o lançamento de um conjunto de iniciativas integradas para a implementação deste plano; para além de organizar alguns foruns de discussão e apresentação de projectos que ocorreram na primeira quinzena do passado mês de Outubro. Para tal fez convites à participação de munícipes e entidades interessadas, e colocou alguns anúncios na imprensa.
Nos tempos que correm, face às dificuldades por que passamos – e com evidente definhar do tecido comercial a que assistimos no centro da cidade – julgo corajosa esta iniciativa do município por constituir a resposta possível para a procura de oportunidades em tempo de crise.
Serão provavelmente estas iniciativas potenciadoras de futuras pistas para o desenvolvimento sustentável que desejamos.
Contudo, embora todos os processos tenham de começar por algum lado, torna-se premente um maior envolvimento da comunidade torriense. O Centro Histórico é território dos residentes, mas é sobretudo uma parte da cidade que deverá envolver todos. É fundamental usá-lo como zona integrante da cidade, ao invés de um canto de quintal esquecido.
Será pois importante que o programa «Torres ao Centro» se afirme como uma marca. Tenha uma maior divulgação junto da comunidade e seja portador de uma mensagem forte que a todos mobilize.
No contexto do Centro Histórico torna-se imperioso lançar um concurso de ideias para a utilização turística do Castelo – apesar de há anos atrás muito se ter falado sobre este desiderato – não esquecendo que este espaço poderá constituir uma âncora que permita potenciar a atracção do Centro Histórico, quer como destino de visita, quer para o desenvolvimento do comércio local.

Sem comentários:

Enviar um comentário