11 dezembro 2009

MANUEL CLEMENTE: UM HOMEM DO PATRIMÓNIO



(Foto da revista VISÃO, entrevista de 11 de Dezembro de 2008)

Distinguido com o PRÉMIO PESSOA 2009, o bispo do Porto, Manuel Clemente, é um homem da cultura e da defesa do nosso património: foi um dos sócios fundadores da Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras, com a qual continua a colaborar sempre que solicitado.

É o Comissário da Comissão Municipal para as Comemorações dos 200 anos das Linhas de Torres Vedras e, como tal, esteve presente na cerimónia de abertura das comemorações, em 11 de Novembro passado, onde discursou.

Natural desta terra, onde nasceu em 1948, é licenciado em História e doutorado em Teologia Histórica. "Torres Vedras e o seu termo no primeiro quartel do século XIV" foi a sua tese de licenciatura, um marco fundamental da historiografia torriense.

Daqui saudamos efusivamente o nosso consócio por esta distinção.

[Podemos ler aqui um texto de Venerando de Matos, membro da nossa Associação, no seu blogue VEDROGRAFIAS.
Ver AQUI outra referência, no blogue de Miguel Carvalho, jornalista da VISÃO que entrevistou Manuel Clemente há um ano.]

Neste livro o bispo Manuel Clemente reuniu escritos dispersos e destinou o produto da sua venda às obras de restauro da Igreja da Graça, em Torres Vedras.

Sem comentários:

Enviar um comentário