INFORMAÇÕES REGULARES







INFORMAÇÃO 1 / 2017

ASSOCIAÇÃO PARA A DEFESA E DIVULGAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL DE TORRES VEDRAS                                     
                       INFORMAÇÃO 1 / 2017                           3 Abril 2017
                                                       DESTINATÁRIOS: Corpos Gerentes e colaboradores próximos

Retomamos a prática de difundir notas informativas, úteis para manter o contacto regular entre os Corpos Gerentes e colaboradores mais assíduos.



REUNIÃO DA DIRECÇÃO em 12 Abril:
Proposta de Ordem de Trabalhos

Ø  Balanço da Assembleia Geral (1 Abril)
Ø  Questões práticas decorrentes do início do novo mandato: tomada de posse, burocracias nas Finanças e BPI – a tratar por mim com o Pedro F.
Ø  Actualização definitiva da lista de sócios.
Ø  Sessões do Clube Senior: 18 Maio (Carmões – Esc. Prim. Alfeiria, J. Moedas Duarte) e 27 Junho (Assenta – Esc. Prim., Pedro F.)
Ø   “Jantares com histórias”: o primeiro, em 6 Maio. Questões organizativas
Ø  Passeio Cultural a Santarém: 27 Maio. Organização…
Ø  Passeio “Por Montes e Vales”, com Casa da Cultura da Ponte de Rol, a Dois Portos – Igreja e Ermida de Srª dos Milagres. Proposta de data: 17 de Junho, das 14H30 às 18H00.

Assembleia Geral: breve reflexão 

               Houve deficiências na questão do Relatório: atraso na elaboração e falta de discussão interna sobre ele.
               Não acautelámos a articulação do Plano de Actividades com o facto de ele coincidir com a eleição dos novos corpos gerentes. Este é um problema recorrente que se verifica bianualmente e para o qual teremos de encontrar solução. Decorre da revisão dos Estatutos?
               

Como aspectos positivos, apontamos:
               - Boa resposta do Bar ao fornecimento do jantar, com boa relação qualidade / preço
               - Presença significativa de sócios e acompanhantes no jantar (32 pessoas) e acto eleitoral 
                 (26 pessoas)
               - Excelente palestra sobre a Fonte Velha, a anteceder a Assembleia Geral,  resultado do bom                  trabalho do António Gonzalez, quer na pesquisa quer na apresentação.


.......................................................................................................................................


ASSOCIAÇÃO PARA A DEFESA E DIVULGAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL DE TORRES VEDRAS                                 
                               INFORMAÇÃO 2/2013                           24 Agosto 2013


A abrir: as melhores saudações patrimoniais!

Agosto vai adiantado, tempo de férias, dispersão de presenças… No entanto, houve solicitações que nos chegaram por mail ou telemóvel, a que foi necessário responder.
Dou conta disso:

1.           Em 22 de Setembro participaremos nas JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2013. Feitos os contactos necessários - Junta de Freguesia, colaboradores e Pároco - formalizou-se o seguinte programa:

MATACÃES, UM LUGAR A REDESCOBRIR
22 SETEMBRO 2013
 15H00 – concentração dos visitantes no largo junto à igreja de Matacães
15H15 – Visita à Igreja de Nª Srª da Oliveira, conduzida pelo Pároco José Miguel Ramos e P. José Manuel da Silva (antigo pároco e um dos fundadores da Associação do Património de Torres Vedras). Igreja classificada como Imóvel de Interesse Público.
16H15 – Visita ao Sítio e Ermida do Senhor do Calvário, recentemente classificada como Imóvel de Interesse Público.
LEITURA DA PAISAGEM, no largo fronteiro à Ermida
Arquitecto Jorge Bonifácio: a Residência Solarenga do Juncal
Arqueólogo Emanuel Carvalho: o Castro da Fórnea

Divulgação: jornal BADALADAS, Página no Facebook, blogue PATRIMÓNIOS e mails directos.
Fez-se também a inscrição no PROGRAMA NACIONAL DAS JORNADAS, coordenado pela Direcção Geral do Património Cultural (antigo IGESPAR). O prazo limite para a inscrição era 16 de Agosto.
Ver aqui: http://www.igespar.pt/pt/agenda/5/2906/

2.           Do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social, Área Sénior, da Câmara Municipal de Torres Vedras, recebi uma solicitação para colaborar em dois projectos :

> 1 - ISA – Património ( http://www.cm-tvedras.pt/seniores/isa/)
>  2 - Oficinas do Saber (http://www.cm-tvedras.pt/seniores/oficinas-do-saber/)

No primeiro, trata-se de fazer alguma Formação dirigida aos vigilantes dos espaços patrimoniais abertos ao público, as 5 Igrejas que constam do projecto. Através do contacto directo com a técnica de Acção Social, Rute Silva, tive de avançar com propostas concretas dado que havia prazos a cumprir. A primeira acção de formação decorrerá em 4 de Setembro, para o grupo das dez pessoas envolvidas. Nos dias seguintes decorrerá a Formação dentro de cada Igreja, dirigida a cada um dos pequenos grupos de dois vigilantes de cada Igreja, em dias e horas a definir no encontro do dia 4.

Quanto ao segundo projecto, foi-nos pedido que façamos Visitas guiadas a Igrejas do Concelho, uma por mês, de Novembro 2013 a Junho 2014. A Direcção da ADDPCTV deverá apresentar, até 16 de Setembro, uma proposta de Igrejas a visitar, com a indicação de dia da semana e hora, desde que seja de 2ª a 6ª feira , entre as 14H30 e as 17H00. Teremos apenas a responsabilidade de ciceroniar a visita, pois os aspectos práticos de transporte e contactos com o párocos será da responsabilidade do serviço camarário.

Como se vê, houve necessidade de avançar devido aos prazos de realização. O convite de colaboração foi-me dirigido pessoalmente mas entendi que devia de articulá-lo com o trabalho da Associação, ressalvando que, devido ao período de férias,  a Direcção da ADDPCTV só reuniria no início de Setembro.

3.           No dia 2 de Setembro, pelas 10H30, eu e o Pedro Fiéis reuniremos com a Pofª Célia Pires na Escola Henriques Nogueira, a fim de prepararmos uma Visita Guiada à cidade com professores estrangeiros que virão a Torres Vedras, que decorrerá em 11 de Setembro.
A propósito, informo que no dia 20 de Agosto, eu e o Pedro tivemos uma reunião no Resort Campo Real com as responsáveis do marketing Càtia Sá e Inês Sequeira para apresentarmos as nossas propostas de Rotas Históricas. Ficámos de contactá-las de novo na próxima semana com informações que nos foram pedidas sobre gastronomia tradicional e artesanato.

Relembro que no dia 2 de Setembro, pelas 21h30,  teremos uma reunião da Direcção da ADDPCTV para a qual convido também os colaboradores habituais.

Joaquim  Moedas Duarte


         ...........................................................................................................

      ASSOCIAÇÃO PARA A DEFESA E DIVULGAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL DE TORRES VEDRAS 


                                                     INFORMAÇÃO 1/2013                      13 Julho 2013

1.           Estamos no limiar do período de férias. Esta é uma forma de nos ligarmos uns aos outros e não deixarmos que se instale o vazio de comunicação. Para mais quando sabemos que a Associação não fecha e prepara a mudança para a nova Sede, na Travessa do Quebra-Costas.

2.           Dessa preparação faz parte a elaboração do REGULAMENTO INTERNO que regerá a vida das quatro Associações do FORUM. Ela tem decorrido com algumas interrupções mas está em fase de acabamento. Contamos que fique concluída na próxima semana (15 a 20 de Julho).

3.           PROGRAMA LEADER OESTE: tratámos da candidatura com o objectivo de adquirirmos material de apoio para as visitas guiadas. É um processo burocrático algo trabalhoso mas com perspectivas positivas de êxito. Por outro lado ficam resolvidas situações que se arrastavam há muito: a nossa inscrição na Segurança Social e o Início de Actividade nas Finanças.

4.           Estivemos presentes na FEIRA DE S. PEDRO 2013, que decorreu entre 27 de Junho e 7 de Julho. Ocupámos dois módulos com a Exposição sobre os 100 anos de electricidade em Torres Vedras. Foi mais um belo trabalho do José Pedro Sobreiro com a colaboração do José Manuel Pinto Gouveia, que facultou preciosos dados documentais. Tivemos ocasião de manifestar a um dos responsáveis da PROMOTORRES, António José Esteveira, o nosso desagrado com a localização dos espaços das Associações na Galeria do Pavilhão B. É que, tal como já prevíamos, a afluência de público àquele espaço é diminuta.

5.           JORNAL BADALADAS: continuamos a publicar com regularidade a rubrica PATRIMÓNIOS. Luís Filipe Rodrigues tem-se encarregado de garantir essa regularidade, procurando diversificar colaboradores. Na próxima semana sairá o 46º texto. Saiu também, em 21 de Junho uma página LUGAR ONDE sobre os quatro novos monumentos classificados de Torres Vedras.

6.           J. Moedas Duarte tem mantido actualizado o nosso blogue PATRIMÓNIOS (http://patrimoniodetorresvedras.blogspot.com) o qual regista um número regular de visitas: cerca de 1 000 por mês nos últimos 12 meses. Igualmente mantém a presença no Facebook. Pedro Fiéis criou e mantém outra página no FB, VIVA HISTÓRIA, dedicada ao nosso Projecto ROTAS HISTÓRICAS. O blogue sobre as Linhas de Torres Vedras (http://linhasdetorres.blogspot.com) continua aberto e a registar visitas regulares.

7.           Em 21 de Junho, por convite da Vereadora Ana Umbelino, participámos no encerramento das actividades do Clube Sénior da Câmara Municipal, em Runa, no antigo Hospital Real, com duas intervenções junto de um público de cerca de 200 pessoas, subordinadas ao tema “Hospital Real de Runa, memória de uma princesa”, a cargo de J. Moedas Duarte-

8.           Em 22 de Junho a nossa Associada Maria Manuela Catarino fez uma intervenção integrada na rubrica A PEÇA DO MÊS no Museu Municipal Leonel Trindade, sobre o tema “Cabeceiras de sepultura medievais”.


9.           Em 9 de Julho, a pedido da Direcção da Casa do Oeste (Ribamar da Lourinhã), J. Moedas Duarte dirigiu uma acção de divulgação das Linhas de Torres Vedras, com uma visita guiada ao Forte do Alqueidão e ao Centro de Interpretação das Linhas de Torres Vedras, no Sobral de Monte Agraço. Participaram 34 pessoas.

10.         Por último referimos que Jorge Horta Ferreira tem continuado a trabalhar no Projecto MEMÓRIAS DO SÉC. XX. Estão em preparação novas formas de tratamento dos dados recolhidos, bem como a realização de mais duas entrevistas vídeo-gravadas.      

Novos tempos se aproximam. A nossa Associação vai ocupar o seu espaço nas novas instalações do FORUM, na Travessa do Quebra-Costas, em pleno Centro Histórico. Prevemos que a mudança se realize até ao final do Verão.
Contamos com o apoio decidido dos amigos do Património de Torres Vedras. Estamos a preparar protocolos de cooperação com outras entidades e instituições, de modo a potenciarmos mutuamente as nossas capacidades de intervenção cultural. Serão tempos de exigência, renovação e desafio.

As nossas melhores saudações

A DIRECÇÃO DA
ASSOCIAÇÃO DO PATRIMÓNIO DE TORRES VEDRAS
( ADDPCTV)

Sem comentários:

Enviar um comentário